Projeto destaca importância da vacinação para alunos da rede pública

Projeto destaca importância da vacinação para alunos da rede pública

Um grupo de pesquisadores e estudantes da área da saúde realizou nesta quinta-feira (04/04) na unidade leste do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), a primeira edição do projeto Info-vacinar, uma iniciativa educacional para reverter a queda no índice de vacinação principalmente para o público infantojuvenil que, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), nos últimos anos houve uma queda de até 40% na adesão para vacinas importantes tais como, difteria, tétano e coqueluche.

Nesta edição, mais de 200 alunos do Ifam se envolveram nas palestras e gincanas relacionadas a quatro temas: vacinas e processo de vacinação, doenças imunopreviníveis, tipos de vacina e calendário vacinal.

Fapeam

O Info-vacinar recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), com a coordenação de pesquisadores e alunos da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“O Ifam é nossa escola-piloto do projeto e representa a execução da segunda fase. Começamos a divulgar a importância das vacinas em outubro de 2023 nas redes sociais, com mais de 60 mil interações, e agora estamos na fase prática com palestras e gincanas em torno dos mesmos temas. A estratégia é falar de ciência na linguagem desse público de 12 a 16 anos”, destacou Allyson Costa, professor da UFAM da área de saúde e coordenador do projeto Info-vacinar.

Didática

A didática apresentada pelo projeto agradou bastante os estudantes do 1º ao 3º do ensino médio do Ifam. Ester Santiago é aluna do curso técnico de administração e disse que ficou muito encantada com tudo que foi apresentado. “Eu estou muito animada com a gincana e todo conhecimento sobre as vacinas que o projeto trouxe pra gente”, frisou.

A aluna Ayla Francine do 2º ano também elogiou a iniciativa. “As vacinas salvam vidas e nós precisamos transmitir essa mensagem para que as pessoas não caiam em fake News”, alertou.

O Info-vacinar ainda será executado em mais três escolas públicas da capital até o final de abril. O projeto teve o aporte financeiro oriundo da Fapeam, com apoio da Ufam e do Hemoam.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *