1° Curral do Garantido é marcado por toadas antológicas e novo espaço para imprensa no Sambódromo

1° Curral do Garantido é marcado por toadas antológicas e novo espaço para imprensa no Sambódromo

A festa transcorreu sem ocorrências graves em noite premiada de céu limpo e vento de litoral (Foto: Eduardo Cavalcante, Francisco Cabral e Teka Prado)

O Movimento Amigos do Garantido (MAG) organizou uma noite repleta de música, dança e celebração para os brincantes do Boi Garantido no último sábado (30). A presidente do MAG, Cláudia Santos, avaliou como positiva essa primeira noite exclusiva do boi vermelho e branco, no sambódromo. “Esse é o nosso público para o início dos Currais. Ainda vamos ter o lançamento das toadas deste ano e a tendência é aumentar o público. Em todos os MAG, estará trabalhando para fazer o melhor evento possível, recebendo o nosso torcedor com organização, estrutura bem montada e com uma boa programação no palco”, afirmou Cláudia.

A programação começou com a voz de um jornalista cantor vinda de Parintins. Bruno Costa abriu a noite mostrando porque é o intérprete oficial dos ensaios da Batucada, na Ilha Tupinabarana. Seguindo o roteiro, às 22h, Márcia Siqueira, a rosa vermelha, subiu ao palco e ainda chamou para uma palhinha, o amo do boi João Paulo Faria. Os dois proporcionaram um dueto de declamações de versos para uma plateia extasiada.

Márcia lembrou quando foi desafiada pelo amo do boi, no Festival de Parintins de 2023, para versar na arena. “Ano passado o amo do boi me desafiou pra jogar um verso na arena do bumbódromo, e o verso foi lançado, foi a importância da mulher, ali na arena do bumbódromo, um lugar onde algum tempo atrás foi protagonizado só por homens e hoje tem uma mulher. então acho que é um momento muito importante pra gente celebrar o espaço, mais um espaço conquistado.” comentou Siqueira

O mestre de cerimônias mais versátil e premiado do Festival de Parintis entrou às 23h para levantar de vez o público. Israel Paulain já começou com a tradicional chamada, o povo respondeu e a inigualável Batucada do Garantido subiu ao palco. O Boi Garantido, sob comandado do tripa Batista Silva apresentou uma novidade: o protótipo da camisa da Feijoada do MAG 2024. O ator manauara Adanilo Costa apareceu e deu uma garoto propaganda da camisa, também. A porta-estandarte encarnada, Lívia Christina, trouxe o brasão do Garantido.

Já na madrugada de domingo de Páscoa, o rei David Assayag, também acompanhado pela Batucada, chegou com um repertório no estilo máquina do tempo, indo buscar sucessos antológicos, como “Festa da Raça” (1997), “Dança das Lanças” (1999) e “Eterno Campeão” (2000). Para finalizar a programação, o levantador dos ensaios da Batucada em Manaus, Leonardo Castelo, animou o público fechando seis horas de toada de boi-bumbá em uma noite memorável.

A noite contou também com a participação do Comando Garantido (torcida oficial) e o Garantido Show (grupo de dança) que estiveram presentes, do início ao fim.

Espaço para a Imprensa

Uma novidade da noite foi o espaço Lounge Imprensa Eneva, onde jornalistas e comunicadores que trabalham na cobertura do Festival de Parintins e na divulgação dos eventos de boi-bumbá, em Manaus, puderam curtir em um local agradável, bem montado, em uma localização privilegiada.

O jornalista e escritor Mário Adolfo, criado do personagem de quadrinhos“Curumim”, entre outros, aprovou o espaço. “Como jornalista , esta é a primeira vez, que está sendo agradável de forma digna, eu cubro o Festival de Pparintins há 22 anos, e antes tinha muita dificuldade de trabalhar , aqui além de saber as informações logo, você encontra os colegas, da para interagir, trocar ideias e o volume de informações é muito maior, além do tratamento, ter um cuidado com um espaço muito bom , para ver melhor o espetáculo” comentou Mario Adolfo.

Robson Cunha, do portal e jornal “O Maskate”, comentou que ficou muito feliz com o espaço da imprensa “A imprensa em si tem que ser tratada com respeito, e aqui hoje, a gente se sentiu acolhido, se sentindo em casa, o local aconchegante, receptividade maravilhosa, isso é importante. a gente que divulga o festival o ano todo, a gente precisa ter esse local esse espaço pra poder trabalhar, fazer as coisas da melhor forma possível. o festival hoje vai para o mundo, e a gente precisa ter a equipe da imprensa bem, para trabalhar bem, um espaço maravilhoso , uma receptividade maravilhosa” comentou.

O diretor de relações institucionais da Eneva, Márcio Lira, confirmou o compromisso com os movimentos realizadores dos ensaios em Manaus. “É o terceiro ano consecutivo que a Eneva patrocina o Festival de Parintins, e é o primeiro ano que a gente está com essa parceiria com o MAG, nesse camarote lounge para a impressa. Imprensa que a gente confia, acredita, acha necessária para o funcionamento da democracia , e principalmente uma ótima integração com o Garantido e com as companhias, e a Eneva tem o prazer enorme a gente está no Amazonas desde 2018/2019, estamos aqui pra ficar, ficar para sempre, com as nossa ações em Silves, Manaus, Itapiranga e em Parintins com o Garantido”, afirmou Márcio.

Ação para Batucada

A diretoria social do Garantido realizou, após a apresenta da Batucada, uma ação social para os batuqueiros. Foi um momento de saudação de Páscoa em uma breve explanação sobre a ideias a serem desenvolvida pela pasta, feita pela 2ª diretora-social do Garantido, Rúbia Bringel. O coordenador da Batucada, em Manaus, Rivaldo Pereira, também falou aos batuqueiros.

Missa de Páscoa

Ainda no sábado, o MAG realizou a tradicional Missa Solene de Páscoa que também celebra o início de temporada de Currais do Garantido, em Manaus. Os sócios do MAG, colaboradores e diretores do Garantido participaram da celebração.

Próximos Currais do Garantido

Os Currais deste ano, já confirmados, serão nos dias: 13 e 27 de Abril, 11 de Maio e 22 de Junho. A Feijoada do MAG 2024 acontece no dia 8 de Junho, no Vasco Vasques.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *