Papa Francisco quebra tradição da Páscoa e lava pés de 12 detentas em Roma

Papa Francisco quebra tradição da Páscoa e lava pés de 12 detentas em Roma

É a primeira vez que o pontífice lava os pés apenas das mulheres durante o rito anual (Foto: Divulgação)

O Papa Francisco lavou os pés de 12 mulheres em uma prisão, em Roma, durante uma cerimônia de Páscoa nesta quinta-feira (28). É a primeira vez que o pontífice lava os pés apenas das mulheres durante o rito anual.

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco renovou o próprio voto de ordenação, junto com milhares de outros integrantes da igreja católica romana, no dia em que a instituição marca a fundação do sacerdócio por Jesus, durante a Última Ceia.

Francisco apelou aos sacerdotes que sejam compassivos, admitam quando se desviarem do caminho da santidade e que evitem a falsidade, a desonestidade e a hipocrisia. À tarde, o Papa foi até um presídio nos arredores de Roma, onde fez uma missa no lado externo da ala feminina, para dezenas de presas e funcionários.

Francisco lavou e beijou os pés das 12 detentas em referência à humildade de Jesus com os apóstolos. Ele é o primeiro Papa a realizar a cerimônia do lava-pés fora das igrejas, geralmente, em prisões, lares de idosos ou hospícios, como fazia quando era arcebispo de Buenos Aires.

Agência Brasil

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *