Iluminação pública de Careiro Castanho é modernizada com instalação de LED

Iluminação pública de Careiro Castanho é modernizada com instalação de LED

A ação, que gera economia de custos e redução de gás carbônico na atmosfera, é executada pela UGPE, por meio do Ilumina+ Amazonas (Foto: Divulgação/Avanço)

O sistema de iluminação pública do município de Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus) será modernizado, com a implantação do Programa Ilumina+ Amazonas. Serão instalados 1.121 pontos de iluminação em LED na sede da cidade, 183 na comunidade Purupuru e mais 14 em Sumaúma. O trabalho inicia a partir da próxima terça-feira (02/04).

Ação do Governo do Amazonas, executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o Programa Ilumina+ Amazonas substitui por LED as lâmpadas convencionais de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente usadas na iluminação pública do interior.

As lâmpadas de LED, conforme explica o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, proporcionam uma economia de até 60% nos custos de energia, possuem maior eficiência energética e têm ainda a vantagem da redução de gás carbônico na atmosfera.

Marcellus Campêlo destaca que a meta do Governo do Estado é alcançar todos os municípios do interior com o programa, implantando uma iluminação pública sustentável e de alta qualidade. “O uso do LED melhora a qualidade de vida da população do interior, com ruas mais seguras para atividades noturnas, e contribui significativamente com a economia local, ajudando no turismo e no comércio”, ressalta.

O professor Edmar Almeida, 48 anos, residente no município de Careiro Castanho, diz que é grande a expectativa com a chegada do programa do governo. “Estou bastante otimista. A nova tecnologia certamente trará benefícios para toda a nossa comunidade. A cidade como um todo sairá ganhando, teremos mais conforto e segurança, com ruas iluminadas. Estou ansioso para ver isso acontecer”, comemora.

Próximos beneficiados

Na sequência da programação de implantação de LED no interior, o próximo município a ser beneficiado é Ipixuna (a 1.367 quilômetros), o programa inicia ainda no mês de abril. O município receberá 1.361 pontos de LED, sendo 1.216 na sede, 120 na comunidade Pernambuco, 14 em Polo Car e 11 em Poeira.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *