DPE-AM empossa servidora aprovada em concurso público para atuar em Humaitá

DPE-AM empossa servidora aprovada em concurso público para atuar em Humaitá

Primeira colocada no concurso de 2023, a nova Analista Jurídica já foi servidora comissionada e residente jurídica da DPE-AM (Foto: Márcio Silva/DPE-AM)

O Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa, deu posse à servidora Juliana Dias Hatchwell Monteiro, aprovada em concurso público, no cargo de Analista Jurídica para atuar no município de Humaitá. A cerimônia de posse aconteceu nesta quarta-feira (20) na sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), na avenida André Araújo, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.

Esta é a terceira passagem de Juliana Dias pela DPE-AM. Anteriormente, ela foi residente jurídica e assessora técnica comissionada. “Para mim, é uma grande honra e uma alegria imensa retornar a essa instituição com a qual eu tanto identifico”, declarou a servidora.

“É um trabalho árduo que eu já conheço, mas é extremamente gratificante porque nos oportuniza devolver aos nossos assistidos aquilo que nos é mais caro, a dignidade. Então, é com profunda alegria e gratidão no coração que hoje eu retorno a essa casa e afirmo, com toda convicção, que tenho o firme propósito de, a cada dia, dar o meu melhor para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos”, disse.

O defensor Rafael Barbosa contou que a nomeação de Juliana foi bastante requisitada, pelo fato dela ter sido uma servidora exemplar. “Os colegas defensores (do Polo do Madeira) estão ansiosos porque sabem que, quando você chegar, contarão com a ajuda de uma pessoa humana, que deu demonstrações disso aqui. Então, para a Defensoria, fazer uma cerimônia como essa de nomeação não é nada mais do que reconhecer o valor que tem, não só você e para a sua família, mas também para nossa família da Defensoria pública, o teu reingresso, agora como servidora efetiva”, declarou.

“A Juliana é mais uma guerreira que vai entrar para fazer isso que prometeu para a gente, levar para o interior do Estado a contribuição que já deu na capital e que continuará dando os amazonenses, que é a justiça social, um atendimento humano e o que é mais importante para a gente: atenção e respeito”, acrescentou o Defensor Público Geral.

A cerimônia de posse foi acompanhada por familiares de Juliana. Também participaram da solenidade a Subdefensora Pública Geral do Amazonas, Karoline Santos; o diretor-geral da DPE-AM, defensor Antonio Cavalcante de Albuquerque Junior; a diretora administrativa da DPE-AM, defensora Carol Regina Xavier Rocha; e a defensora Thaysa Torres, representado a Corregedoria Geral da DPE-AM.

Ao violão, o pai da servidora, o renomado músico Júlio Hatchwell, executou o Hino Nacional.

Empenho para levar justiça social ao interior

A servidora disse que os anos que em esteve na DPE-AM foram de muito aprendizado, em todos os ramos pelos quais passou. “Desde o atendimento prisional, núcleo fundiário, comissão de licitação, mutirões de família, o projeto Adote uma Comarca. Em cada um desses trabalhos eu pude constatar a o papel essencial que a Defensoria Pública desempenha na sociedade amazonense e em concreto na vida de cada cidadão que busca a Defensoria para fazer valer os seus direitos”, acrescentou.

Juliana Dias ingressou na Defensoria Pública do Estado do Amazonas em 2017 por meio do Programa de Residência Jurídica, pelo qual atuou no Núcleo de Atendimento Prisional.

“Em 2019, eu fui convidada pelo defensor Thiago Rosas para ser assessora dele no Núcleo de Atendimento Fundiário, o que já foi ali uma grande conquista naquele momento. E continuei como servidora comissionada até o ano passado, quando o meu esposo teve ir para Humaitá, porque ele foi nomeado servidor da Defensoria lá. Aí, nós ainda ficamos mais ou menos um ano distantes, eu trabalhando aqui na sede da Defensoria e ele no interior. Até que eu pedi exoneração no início do ano passado”, explicou Juliana, que é mãe de um bebê de dois anos de idade.

Após isso, ela prestou o concurso da DPE-AM realizado em outubro de 2023, passou em primeiro lugar para a vaga de Analista Jurídica, e agora, empossada no cargo, vai atuar no mesmo município onde seu esposo está lotado.

“Seremos dois braços fortes da Defensoria atuando lá, junto com os defensores e toda a equipe de Humaitá, que é, como o doutor Rafael comentou, muito empenhada em levar realmente a justiça social, a dignidade, aos nossos assistidos no Polo do Madeira”, disse.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *