Nova série de TV percorre oito unidades de conservação para refazer as rotas dos viajantes naturalistas

Nova série de TV percorre oito unidades de conservação para refazer as rotas dos viajantes naturalistas

Uma nova produção da TV Brasil vai percorrer oito unidades federais de conservação administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para refazer as rotas de célebres viajantes naturalistas no Brasil.

Os amantes de história, ciência, natureza e belas paisagens têm encontro marcado no próximo domingo (17), às 19h30 (horário Brasília), com a estreia da série “Nos Caminhos dos Viajantes”, realizada em parceria com o ICMBio e a Casa Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

A série abrange as rotas de viajantes naturalistas pioneiros que visitaram o Brasil, como Charles Darwin, John Casper Branner, Henry Nicholas Ridley e Charles Frederick Hartt.

Os primeiros registros científicos de muitas espécies de fauna e flora do território brasileiro foram realizados nessas viagens desde o século XVIII. 

Fragatas no Arquipélago de Abrolhos – Foto: TVBrasil/DIVULGAÇÃO

Seguindo essa trilha histórica, a série percorre os mesmos caminhos e compara as experiências daquela época com os dias atuais, destacando as espécies e as paisagens que eles relataram e o que é possível observar hoje.

Dois narradores conduzem o telespectador nesta aventura: Priscila Rangel interpreta a viajante atual e David Tapajós narra os relatos dos naturalistas do passado.

Cada um dos cinco episódios retrata diferentes unidades de conservação, áreas protegidas por lei geridas pelo Instituto Chico Mendes para garantir a preservação da biodiversidade. “Essa iniciativa, levada a frente pela Fiocruz e a EBC, com apoio do ICMBio, recupera a trajetória dos naturalistas e vai revelando também a importância das unidades de conservação.

Essa é uma oportunidade para que todos nós, brasileiros, possamos conhecer o trabalho de gestão que é feito nessas unidades, ao associar a estratégia de conservação a uma lógica de desenvolvimento regional e inclusão social”, destaca Mauro Pires, presidente do ICMBio.

Estreia 

O primeiro programa da série apresenta três importantes arquipélagos protegidos do Brasil, que ofereceram aos viajantes naturalistas daquela época as primeiras impressões sobre a natureza brasileira.

O primeiro é o arquipélago de São Pedro e São Paulo, um conjunto de rochedos que marca o ponto mais do próximo do Brasil à África, distante 1.100km da costa partindo do Rio Grande do Norte. É considerado um Monumento Natural desde 2018.

O segundo é o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, um lugar paradisíaco com picos vulcânicos, praias, florestas, muitas aves marinhas e espécies únicas. Fechando o episódio, os nossos naturalistas vão até o arquipélago de Abrolhos, na Bahia, e se deslumbram com as baleias-jubarte. Abrolhos é um Parque Nacional desde 1983.

Fauna marinha é retratada na série – Foto: TVBrasil/DIVULGAÇÃO

“Nós da EBC celebramos essa parceria vencedora. Através dela, já realizamos juntos a série ‘Parques do Brasil,’ que obteve grande audiência. Na esteira desse sucesso, nasce essa segunda iniciativa. Temos uma grande expectativa porque é um conteúdo de alta qualidade e que bebe nessa fonte que são os programas de natureza, um gênero que tem um apelo muito grande junto ao nosso público”, afirma a Diretora de Conteúdo e Programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Antonia Pellegrino.

“A estreia reafirma o compromisso da Casa de Oswaldo Cruz com temas relacionados à história ambiental e das ciências e ao patrimônio natural e cultural, já abordados na série ‘Parques do Brasil’, que produzimos em conjunto com a EBC. Agora nos orgulhamos de levar ao público mais uma produção que também é fruto dessa parceria”, aponta o diretor da Casa de Oswaldo Cruz, Marcos José de Araújo Pinheiro.

Informações sobre a TV Brasil (como sintonizar) – https://tvbrasil.ebc.com.br/

TV Brasil Play – assistir quando e onde quiser:  https://play.ebc.com.br/tabs/home

Série “Nos Caminhos dos Viajantes”

Exibição: Aos domingos, às 19h30, na TV Brasil
Estreia: 17 de março de 2024
Produção: TV Brasil
Parceiros: ICMBio e Fiocruz

Unidades de conservação na rota dos viajantes 

– Monumento Natural do Arquipélago de São Pedro e São Paulo 
– Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha
– Parque Nacional Marinho de Abrolhos
– Parque Nacional da Tijuca 
– Parque Nacional da Serra dos Órgãos 
– Parque Nacional das Sempre-Vivas 
– Parque Nacional da Serra do Cipó
– Parque Nacional da Serra da Canastra

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *