Balcão de Negócios: AM assegura emprego e renda à comunidade rural de Iranduba

Balcão de Negócios: AM assegura emprego e renda à comunidade rural de Iranduba

O Governo do Estado, por meio do Programa Balcão de Agronegócios, executado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), desde 2016, garante aos produtores rurais do ramal Santa Maria, no quilômetro 13 da AM-070, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), o fortalecimento e a geração de emprego e renda no setor primário.

A iniciativa visa impulsionar a produção rural no Estado e garantir o escoamento e a comercialização dos produtos dos agricultores. O programa atua como um facilitador nas negociações entre os pequenos produtores rurais e as iniciativas comerciais, potencializando valores e viabilizando a venda dos produtos regionais.

Produtos

Além de participar do Balcão de Agronegócios, os agricultores têm a oportunidade de fornecer seus produtos para outros programas da ADS, como o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAF), ampliando o alcance da produção local.

O produtor José Alcimar, do Ramal Santa Maria, é um dos beneficiados por meio dos três programas da ADS. Através de sua produção, proporciona emprego para mais de cinco famílias. Ele comercializa produtos como pimenta-de-cheiro, mamão e limão para as grandes redes de supermercado em Manaus. Semanalmente, Alcimar escoa cerca de duas toneladas de alimentos regionais para o mercado local.

“Eu tenho um plantio de limão de mais de 6 mil pés, 1.400 pés de pimenta-de-cheiro e uma boa produção de mamão, isso garante que por semana a gente escoe aí mais de 2 toneladas de produtos para os mercados de Manaus’’, ressaltou.

Balcão

De acordo com Mário Moura, gerente do Balcão de Agronegócios da ADS, José Alcimar, com dois anos de participação no programa, possui uma clientela fixa, que foi intermediada pelo Balcão e garante o escoamento de toda sua produção.

“O José Alcimar é um produtor que preza pela qualidade do produto, hoje ele tem mais de três contratos firmados com grandes redes de supermercado da capital, além dos programas da ADS, que impulsiona a demanda da produção e gera emprego e renda ao ramal Santa Maria’’, salientou.

O produtor, ainda, destaca a melhoria do ramal, que foi entregue pavimentado em 23 de fevereiro de 2023, pelo Governo do Estado.

Para José, a melhoria do ramal foi a garantia de mais incentivo para toda comunidade. “Esse ramal foi feito para o produtor rural, hoje a gente tira nossa produção com facilidade’’ descartou.

Tags: ADS, Iranduba
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *