Mais de 34 mil processos já foram analisados pela Corregedoria do TJAM nas correições realizadas em 2024

Mais de 34 mil processos já foram analisados pela Corregedoria do TJAM nas correições realizadas em 2024

Desde fevereiro deste ano, a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) tem realizado as suas atividades de correição em unidades judiciais da capital e do interior do estado, contabilizando, aproximadamente, 34,1 mil processos correicionados até o momento.

O trabalho segue o cronograma de inspeções divulgado em janeiro, cumprindo as atribuições da Corregedoria previstas na Lei Complementar n.º 17/97.

Na capital, as ações de correições ordinárias foram desenvolvidas na 9.ª e 23.ª Vara Cível. E no interior, a equipe da Corregedoria analisou o acervo da 2.ª Vara de Iranduba; Juizados Especiais Cível e Criminal das Comarcas de Manacapuru e Coari; e a Vara Única de Carauari, por meio virtual.

Presencialmente, a equipe da Corregedoria realizou a correição na 2.ª Vara de Itacoatiara, Vara Única de Urucurituba e na Comarca de Anamã, verificando não apenas o acervo processual, mas as instalações das unidades judiciais e outras informações. Nas Comarcas de Urucurituba e em Anamã, os cartórios extrajudiciais dos dois municípios também passaram pela correição.

De acordo com a chefe do Setor de Correições da CGJ, Talyta Lima, o acervo correicionado no interior totalizou cerca de 26,4 mil processos, sendo 17,8 mil de forma virtual e 8,5 mil no formato presencial. Na capital, aproximadamente 7,7 mil processos passaram pela correição.

Correições

Essas correições não se limitam apenas à identificação de problemas, mas também destacam as boas práticas encontradas nas unidades. Os resultados dessas inspeções são compilados em relatórios detalhados que fornecem uma visão abrangente das deficiências e oportunidades de melhoria, além de oferecer recomendações específicas para otimizar o desempenho das unidades judiciais.

“Além disso, a Corregedoria não se restringe apenas ao sistema judiciário, estendendo sua verificação para os serviços dos cartórios extrajudiciais, cumprindo nossa atribuição enquanto órgão correcional. Essa abordagem ampla e abrangente reflete o compromisso em garantir a eficiência e a transparência em todos os aspectos do sistema judicial amazonense”, comentou o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes.

De acordo com o cronograma deste ano, um total de 82 unidades judiciárias, sendo 26 na capital de 56 no interior, serão inspecionadas, de forma ordinária, pela CGJ. A relação foi publicada no final de janeiro, no Diário da Justiça Eletrônico (DJE).

Anamã

A correição realizada mais recentemente pela Corregedoria, entre os dias 6 e 10 deste mês de março, ocorreu na Comarca de Anamã, a 162 quilômetros de Manaus, e foi acompanhada pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Jomar Fernandes, que presidiu os trabalhos no município.

Integraram a equipe de correição do judicial, o juiz auxiliar Rafael Cró, que também apoiou as atividades correicionais em relação ao extrajudicial; a secretária Judiciária da CGJ, Marília Cabral; o chefe de Gabinete, Sérgio Amorim; além dos servidores Aldemir Medeiros e Carolina Marreiro, pela Divisão de Controle e Fiscalização dos Serviços Extrajudiciais; Breno Lacerda, Talyta Lima e Monique Castelo Branco.

O corregedor também cumpriu agenda institucional no município com visita às autoridades locais.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *