Com varrição mecanizada, Semulsp intensifica limpeza urbana no Novo Aleixo

Com varrição mecanizada, Semulsp intensifica limpeza urbana no Novo Aleixo

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), está implementando estratégias inovadoras para intensificar a limpeza e conservação urbana na cidade. A iniciativa mais recente foi a utilização da varrição mecanizada no bairro Novo Aleixo, nesta quinta-feira, 14/3, promovendo benefícios significativos para a comunidade local.

A varrição mecanizada é uma solução tecnológica que utiliza um caminhão equipado com vassouras laterais e centrais, além de um aspirador abaixo do chassi, funcionando como um grande aspirador de pó. Esse equipamento é especialmente eficaz na limpeza das sarjetas, removendo resíduos como areia, terra fina, folhas e detritos de pequeno volume.

Um dos pontos positivos desse método é a capacidade de operar em baixa velocidade, com sinaleiros ligados para indicar presença e operação nas vias. Isso garante uma varrição eficiente e segura, sem comprometer o fluxo de tráfego na região. Em média, o veículo opera até 10 km/h, o que permite uma limpeza minuciosa das áreas adjacentes ao meio-fio.

Método

A adoção do método não apenas melhora a estética das vias públicas, tornando-as mais limpas e agradáveis para os moradores e visitantes, mas também contribui para a saúde e o bem-estar da comunidade. A remoção regular de resíduos e detritos ajuda a prevenir a proliferação de pragas e a reduzir o acúmulo de sujeira que pode obstruir sistemas de drenagem e esgoto.

De acordo com o titular da pasta, Sabá Reis, a máquina traz inúmeros benefícios e agiliza o serviço nas vias. “Ela está funcionando muito bem, tem dado resultados muito bons. A ideia é agilizar os serviços e atender o máximo de vias possíveis”, disse.

Além da varrição mecanizada, a Prefeitura de Manaus continua investindo em outras estratégias de limpeza e conservação urbana, como a coleta de resíduos sólidos de porta em porta e a implementação de programas de conscientização ambiental. Essas ações refletem o compromisso da administração municipal em promover uma cidade mais limpa, sustentável e agradável para todos os cidadãos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *