Novas medidas e implementação do Sistema de Gestão de Velocidade vão ampliar segurança no trânsito da capital

Novas medidas e implementação do Sistema de Gestão de Velocidade vão ampliar segurança no trânsito da capital

Visando ampliar a segurança nas ruas e reduzir os índices de acidentes de trânsito, a Prefeitura de Manaus, em uma iniciativa do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), anunciou a implementação de um abrangente sistema de gestão de velocidade. Esta ação estratégica, revelada neste domingo, 10/3, é uma resposta aos altos índices de acidentes registrados na cidade, especialmente em trechos críticos como a avenida do Turismo.

Esta medida pioneira, prevista para começar em um mês, envolve a instalação de equipamentos de controle de velocidade ao longo de áreas-chave. Inicialmente, os dispositivos serão colocados na avenida do Turismo, estendendo-se da avenida Torquato Tapajós até a rotatória da Ponta Negra, um segmento notório por sua alta taxa de acidentes.

Os motoristas terão um período educativo de 90 dias após a instalação desses equipamentos, proporcionando tempo para se adaptarem ao novo sistema. Esta fase é crucial para garantir uma transição suave e consciente para as novas regras de trânsito.

IMMU

Diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins destaca que a melhoria da infraestrutura viária é uma prioridade na gestão.

“A prefeitura aumentou o número vias pavimentadas e investiu em ligações interbairros, e com isso, nós reconhecemos a necessidade de fortalecer a fiscalização viária e prevenir acidentes. Nesse sentido, aderimos às estratégias do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e estamos empenhados em capacitar nossas equipes e reforçar as atividades de segurança para proteger motoristas e pedestres. Nosso objetivo principal é preservar e salvar vidas”, afirmou.

Entre as várias medidas adotadas, estão a sinalização aprimorada e a identificação de pontos vulneráveis no trânsito. Tais ações fazem parte de um esforço maior para tornar as vias mais seguras e conscientizar a população sobre os riscos no trânsito.

Dados

O IMMU registrou 3.154 acidentes de trânsito em 2023, com 254 vítimas fatais. Apesar de uma redução no número de mortes em relação a 2022, esses números ainda são preocupantes e reforçam a importância das novas medidas de fiscalização e segurança.

O Pnatrans, iniciativa do governo federal, tem como meta reduzir em 50% as taxas de mortes no trânsito até 2028. As ações do plano englobam gestão e segurança no trânsito, vias seguras, segurança veicular, educação para o trânsito, atendimento e normatização e fiscalização.

Acidentes

No panorama nacional, dados do Atlas da Acidentalidade do transporte brasileiro mostram que, mesmo com a pandemia, o número de acidentes permaneceu alto em 2020. Isso destaca a necessidade contínua de intervenções eficazes no trânsito. Entre as principais causas de acidentes no país, estão a falta de atenção, desobediência à sinalização, excesso de velocidade e ingestão de álcool.

Portanto, com a implementação dessas novas medidas em Manaus, espera-se um trânsito mais seguro e uma significativa redução no número de acidentes e vítimas fatais, alinhando-se aos objetivos nacionais de segurança viária.

Tags: IMMU, trânsito
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *