15/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Atenção: estoque de sangue está baixo e Hemoam convoca doadores do tipo O

Publicado em 23 de fevereiro, 2024

Atenção: estoque de sangue está baixo e Hemoam convoca doadores do tipo O

Nos últimos dias a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) registrou uma queda no número de doações de sangue, o que fez o estoque de O+ e O- ficar crítico. O órgão convoca doadores para comparecerem à Fundação para doação.

O estoque de O+ e O- está com cerca de 10% do necessário para manter o estoque regular. Na quinta-feira, o Hemoam tinha em estoque apenas 30 bolsas de sangue do tipo O.

O número de inaptidões nesse começo de ano tem aumentado devido às doenças sazonais do período, como gripes e até mesmo a dengue e a covid-19, o que tem impactado nas doações.

O abastecimento crítico é uma ameaça ao atendimento de transfusão na rede pública e privada de saúde, podendo comprometer a realização de procedimentos como cirurgias e transfusões para pacientes de doenças crônicas e câncer, além de vítimas de acidentes.

Requisitos

Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal. Também é importante estar bem alimentado e munido de documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).

O Hemoam funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.