06/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Deputados da oposição pedem impeachment de Lula após fala sobre holocausto

Publicado em 19 de fevereiro, 2024

Deputados da oposição pedem impeachment de Lula após fala sobre holocausto

A iniciativa é encabeçada pela deputada federal Carla Zambelli. (Foto: Igo Estrela)

A bancada da oposição na Câmara dos Deputados irá protocolar um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela fala do chefe do Executivo neste domingo (18). O petista comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza ao holocausto de Adolf Hitler na Alemanha Nazista.

“É importante lembrar que, em 2010, o Brasil foi o 1º país a reconhecer o Estado palestino. É preciso parar de ser pequeno quando a gente tem de ser grande. O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus.”, disse o presidente em entrevista coletiva realizada na Etiópia.

A iniciativa é encabeçada pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A parlamentar afirma que tais declarações configuram um crime de responsabilidade de acordo com o Artigo 5º da Constituição Federal.

Agora, a admissão do pedido de impeachment depende da aprovação do presidente da Câmara, Arthur Lira (Pros-AL).

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.