
Foto: Divulgação
Mais uma vez, a GH Comunicação Gráfica, de Brasília, decide fazer um calendário com as pinturas de Rui Machado, artista plástico, poeta e compositor amazonense. A proprietária da empresa, Samara Hanna, depois de conhecer a arte de Rui Machado, resolveu que seriam perfeitas para o seu trabalho.
Em 2013 foi feito o primeiro calendário com as obras da série “Herança”, da exposição de Rui Machado realizada na Galeria do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (Icbeu), em Manaus, no ano de 2011. Já no ano de 2020, a GH Comunicação Gráfica, pela segunda vez, utilizou a arte de Rui Machado em seu calendário. Para a execução do mesmo foram utilizadas imagens de suas obras de duas exposições, “Pachamama” e “Amazônia: Arte & Fatos”. O calendário recebeu o nome de “Amazônia 2020”.

Foto: Divulgação
Com a grande aceitação por parte de seus clientes em relação aos calendários e também a repercussão que teve, Samara Hanna decidiu por fazer novamente, agora pela terceira vez, o trabalho utilizando imagens das obras de Machado, recebendo o nome de “Ritos”.
Para execução do trabalho, Rui Machado enviou imagens dos 70 quadros de sua exposição realizada em 2023 também na Galeria do Icbeu, em Manaus. Todas as fotos foram feitas pelo fotógrafo búlgaro Roumen Koynov e ficou a cargo da empresa selecionar as imagens que seriam utilizadas, sem interferência do artista. Vale ressaltar também que toda essa produção foi o resultado de trabalho dos últimos 4 anos (2020, 2021, 2022 e 2023).

Foto: Divulgação
“Essa série de pinturas eu batizei com o título de ‘Ritos’, em que apresento várias visões pessoais de diferentes situações da realidade amazônica, e de todos os povos originários, sejam elas de cunho politico social ou cultural. Acredito que um quadro, além de ser um elemento figurativo, quando acompanhado de uma dose de instigação e inquietação, por parte do artista, faz com que quem o observe, reflita sobre suas ações e de todo o entorno em que vive, contribuindo assim para a construção de uma realidade melhor, com mais amor, igualdade, responsabilidade, respeito e comprometimento”, afirma o artista.
Para Rui Machado, a pintura foi a sua grande aliada para atravessar todo um período sombrio que a humanidade viveu com a pandemia. A incerteza do amanhã fez com que ele acelerasse essa produção.
“As aflições do isolamento mostrou a todos que o certo é incerto e a certeza é apenas o agora. Minhas inspirações continuam as mesmas desde o começo da minha trajetória. É preciso amor, comprometimento e acreditar no que se faz”, diz Machado.

Foto: Divulgação
Além da arte de Rui Machado, calendário traz foto do artista com informações e texto assinado por ele. Os mesmos estão sendo distribuídos para os clientes da gráfica por todo o Brasil, portanto não estão sendo comercializados.
Rui Machado diz ser um enorme prazer poder fazer parte do dia a dia das pessoas através da sua arte em Manaus, pelo Brasil afora e até mesmo no exterior.
Deixe um comentário