
Menino de 7 anos é autor no carnaval amazonense. Danielzinho (foto) deu a ideia e o enredo está pronto
O menino Daniel Sales Filho, 7 anos, é autor do enredo da Escola de Samba Ipixuna, do Grupo de Acesso do Carnaval Amazonense. “Chegou a hora da Onça beber água” foi baseado na ideia do menino, que pediu ao pai para ver a onça dar um abraço no tigre na avenida. A escola homenageará o Amazonas FC, primeiro clube do Estado a vencer um campeonato brasileiro (campeão da Série C/2023) e que disputará a Série B este ano.
Danielzinho, como os pais chamam, viu em vídeos na Internet o espalhafatoso diretor-torcedor Milton Xuxa e o chamou de “rei africano”. Daniel Sales, pai, que é compositor e escritor, e o diretor de carnaval da escola, Bosco das Letras, desenvolveram o enredo. O samba-enredo está creditado para Daniel Sales Filho, Daniel Sales, Leandrinho LV, Aôr Amorim e Biro-Biro Q.C.
Precoce
Danielzinho balbuciou canções quando ainda era bebê. Passou a criar, depois, musiquinhas para os brinquedos. Aos 5 anos foi destaque da turma ao realizar tarefa com noções de percussão. As professoras, Marília Gabriela e Caleandra, entre outras, chamaram atenção para a fluência musical do menino.
O pai o levou ao Professor John, que ensina música, e no primeiro dia o menino fez rudimentos no teclado, que nunca havia tocado. “Ele tem aguçado sentido musical”, diagnosticou o professor. Em seguida o garoto foi à bateria, onde também demonstrou aptidão. “Nós fizemos um pedido ao Papai do céu para que Ele nos desse um filho e fomos atendidos”, diz a mãe, Lene.
“Tive que me ausentar por uma semana e, na volta, o bebê de 5 meses estava no colo da babá (Ralice). Ele me viu, virou a cabeça e falou, claramente: ‘Papai!’. Foi um susto pra todos os presentes”, conta Daniel Sales. “Às vezes, eu o fazia dormir no colo, numa cadeira de embalo, cantarolando canções infantis, inclusive em outros idiomas. Ouvi, certa noite, uma repetição baixinha, mas, consistente. Repeti a canção, pois achava que alguém próximo estava me imitando, mas era o Danielzinho tentando cantarolar.”
Ideia mantida
Daniel, pai, fez questão de manter o padrão de criação do filho. “Ele não só deu a ideia de homenagear a onça-pintada, mascote do Amazonas FC. Também sugeriu: ‘Papai, que tal se o tigre der um abraço na onça no carnaval?’ Esse foi nosso ponto de partida”, conta. O garoto tem um tigre de brinquedo, desde 1 ano, e cria histórias sobre o objeto, chamando-o de “Ipixuna”. O tigre asiático é o símbolo oficial da escola de samba.
“Fiquei ouvindo coisas do meu filho e anotando o que achava mais interessante. Escrevi algumas linhas do futuro samba, mostrei aos demais compositores, eles aprovaram e trouxeram novas ideias. Foi então que, mantendo a originalidade da intenção da criança, gravei quatro áudios das partes do samba, à capela. Aí veio o tom e uma levada mais moderna. Pronto. O samba estava feito”, revela. A gravação, com Leandrinho LV (um dos autores) de intérprete, foi realizada fora do Amazonas.
‘Chegou a hora da onça beber água’, letra do samba-enredo
GRES Ipixuna, Carnaval 2024
Presidente: Elizângela Almeida
Diretor de Carnaval: Bosco das Letras
Ideia do Enredo: Daniel Sales Filho
Desenvolvimento do Enredo: Daniel Sales e Bosco das Letras
Compositores: Daniel Sales Filho, Daniel Sales, Leandrinho LV, Aôr Amorim e Biro-Biro Q.C.
O Tigre abraça a onça e vem sambar
“Se joga” é futebol e carnaval
“Se liga” nesse jogo e vem cantar
Com a Ipixuna é festa vamos celebrar
Do coração da Amazônia
Surge o esturro bravio
É a onça-pintada
Campeã do meu Brasil
Gigante Amazonas imortal
Onde as árvores sussurram segredos
E desses rios emanam canções
Consagrada em preto e amarelo
Luta nas batalhas sem temer
O teu lema sempre é vencer
Profeta previu: serás campeã!
O Rei Africano bradou:
Olha a onça! Olha a onça!
Ela vai te pegar!
Bola na rede
É gol! É “sassarrada”
Chegou a hora da Onça beber água
És o orgulho e a força do Brasil
Time de guerreiros incontestes de valor
No futebol és sinônimo de vencedor
No meio da floresta és grande predador
A tua luta é pura nobreza
Meu Amazonas sempre apaixonante
Ouro presente da nossa gente
Exemplo de vida no desporto é assim
Até nos confins do mundo inteiro
Mostrarás a garra de ser brasileiro
Uma ideia. Da ideia surge uma bela história .