10/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Amazônia Solidária: comunidades no Amazonas e Acre recebem produtos de comunicação em saúde

Publicado em 15 de janeiro, 2024

Foto: Divulgação

O Projeto Amazônia Solidária, desenvolvido pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e Fiocruz Amazônia, deu início ao processo de devolutiva dos produtos de comunicação, elaborados a partir das oficinas de educação e comunicação em saúde, realizadas ao longo do ano passado, em comunidades de territórios ribeirinhos, quilombolas e de migrantes de 17 municípios do Amazonas e do Acre.

A entrega dos produtos para serem utilizados no dia a dia das comunidades, com mensagens de estímulo à vacinação, marca o encerramento do trabalho desenvolvido em parceria com NPI Expand, SITAWI Finanças para o Bem, Fiotec e Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e do Acre (Cosems-AC).

A primeira comunidade a receber os itens foi Nova Canaã, situada na altura do Km 41 da BR-174, zona rural de Manaus. A entrega foi feita na última quinta-feira, 11/01, por representantes do projeto aos integrantes da equipe da Unidade Básica de Saúde da Família Ada Viana.

O foco do material é o fortalecimento da cobertura vacinal e as peças estão prontas para serem utilizadas na rotina das unidades básicas de saúde e entorno, como ferramenta de sensibilização e mobilização em prol das vacinas e combate a fake news.

Produtos como panfletos, cartazes, jogos de memória, cartilhas, bingo, entre outros, elaborados de forma participativa sobre o tema foram repassados ao médico Rafael Augusto da Silva Brito, do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, lotado na unidade, e a agente comunitária de saúde Ivanilde Nascimento de Andrade, que participou ativamente das oficinas e contribuiu para a elaboração das peças de divulgação, junto com os facilitadores da Fiocruz.

Nas oficinas realizadas em Nova Canaã, foram pensados e executados folhetos, cartazes, podcasts, entre outros produtos. Foram entregues 200 cartazes, 100 folderes, 40 cartilhas, 50 bingos e 50 jogos da memória. No total, foram confeccionadas 1.200 peças de cada produto.

Foto: Divulgação

“Foi tudo pensado e discutido em conjunto, com a participação da comunidade, momento muito gratificante. Agora, é continuar avançando com a vacinação, indo de casa em casa, levando conosco o material que vai ajudar na nossa luta”, comenta a ACS Ivanilde Andrade.

Lotado há apenas quatro meses na UBS Ada Viana, o clínico geral Rafael Brito, proveniente do Estado do Mato Grosso, apreciou o material e considerou a dinâmica do projeto como sendo de grande utilidade para a Atenção Básica.

“Essa é uma iniciativa que cumpre com o que precisamos apresentar aos usuários da Atenção Primária, uma forma de introduzir essa ideia da importância da vacinação tanto para criança quanto para pessoas adultas de uma forma dinâmica e de fácil compreensão, alertando e chamando a atenção da comunidade para as vacinas que precisam ser tomadas. De fato, um material que vai ajudar a UBS e vai ser bem trabalhado e divulgado”, afirmou o médico.

Facilitadora do projeto, a mestre em Saúde Pública, da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), Denise Amorim, servidora da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), explica: “Para além das aprendizagens e vivências advindas do Projeto Amazônia Solidária, equipes e comunidades receberam os produtos de comunicação por elas elaboradas, de acordo com as especificidades de seus territórios. Essa devolutiva do projeto é de fundamental relevância para o fortalecimento das redes que foram tecidas entre todos os atores envolvidos e dá concretude a tudo que foi planejado nas oficinas anteriores. Realizar processos educativos, na perspectiva da Educação Popular em Saúde, remete a uma proposta pedagógica democrática, emancipatória e libertadora, que valoriza as culturas locais e saberes populares”.

Denise fez a entrega do material na UBS Ada Viana com o sentimento de dever cumprido. “Participar desta construção, como facilitadora, foi uma grande oportunidade de exercitar os saberes e metodologias da Educação Popular em Saúde e contribuir com a melhoria dos indicadores de cobertura vacinal no Amazonas”.

O coordenador da Frente 3 do Projeto Amazônia Solidária, pesquisador da Fiocruz Amazônia, Júlio César Schweickardt, defende que o projeto abriu um leque de oportunidades para que as comunidades fizessem a sua própria comunicação. “Reunir os apoiadores locais, facilitadores e coordenadores de área foi uma forma também de avaliar as experiências, identificando os pontos fortes e fracos e sobretudo se houve alguma mudança no quadro vacinal”, explica o pesquisador. Todos os municípios envolvidos receberão material.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.