Ações e educação para o trânsito reduzem acidentes na capital

Ações e educação para o trânsito reduzem acidentes na capital

Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), informa que as ações de educação, engenharia e fiscalização de trânsito, promovidas durante o ano passado, resultaram em uma queda de 6,72% no número de acidentes com vítimas fatais na capital amazonense em comparação ao número registrado em 2022. Durante todo o período, ocorreram 236 acidentes com vítimas fatais, 17 acidentes a menos que o registrado no ano anterior.

Além da redução dos acidentes fatais, o número de pessoas que morreram no trânsito também reduziu em 2023. A capital registrou 260 mortes no trânsito. No balanço geral, oito vidas foram salvas em 2023, em comparação com 2022, quando houve 252 vítimas fatais.

Para o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, as ações promovidas pela administração municipal foram essenciais para reduzir as vítimas fatais na capital.

Ação

“Cada ação que implementamos, cada campanha educativa que realizamos, é um passo em direção a um futuro em que segurança, respeito e humanidade são os pilares de nossas vias. Estas mudanças refletem nosso compromisso profundo com a proteção de cada cidadão, tornando nossa cidade um exemplo de convívio harmonioso e seguro no trânsito”, destacou Paulo Henrique.

Desde o início da gestão do prefeito David Almeida, as ações preventivas para reduzir acidentes foram intensificadas. Desde a expansão da sinalização semafórica até programas educacionais abrangentes, cada passo dado pela prefeitura em preservar a vida é um avanço em direção a um trânsito mais seguro e consciente.

Ao todo, em 2023, cerca de 240 ações foram realizadas pelos educadores do IMMU que atingiram um público de aproximadamente 140 mil pessoas, que estão envolvidas nos trabalhos do setor de educação para o trânsito desenvolvidas nas ruas, escolas, empresas públicas e privadas.

Fiscalização

Quanto às fiscalizações, o IMMU promoveu operações para desafogar o trânsito. Os agentes se fazem presente, principalmente nos horários de pico nos principais corredores viários da cidade.

Cerca de 300 agentes, divididos em três turnos, se revezaram para atender todas as zonas da cidade, com a finalidade de coibir estacionamentos irregulares, proporcionar fluidez e atender as ocorrências diárias. Foram 4.400 atividades voltadas para o respeito às vagas de estacionamento destinadas a idosos e deficientes.

A operação “Carga Pesada” foi uma iniciativa para regular o tráfego de veículos pesados em Manaus, marcando um avanço significativo na gestão do trânsito urbano. Com um total de 219 ações efetivas, essa operação visou não apenas assegurar o cumprimento das normas de trânsito específicas para esses veículos, mas também minimizar o impacto deles nas vias públicas, refletindo um esforço rigoroso para garantir que os veículos pesados operem dentro dos limites legais e horários estabelecidos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *