Na inauguração de complexo viário, prefeito e governador renovam convênio para o Passe Livre Estudantil

Foto: Divulgação/Dhyeizo Lemos/Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhado do governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou, na manhã desta quarta-feira, 27/12, o complexo viário Prefeito José Fernandes, na zona Norte da cidade. A obra, realizada em parceria com o governo do Amazonas, está localizada na intersecção da avenida Governador José Lindoso com a rua Barão do Rio Branco e foi concluída seis meses antes do prazo previsto inicialmente.

Na oportunidade, os chefes dos Executivos municipal e estadual também assinaram a renovação do convênio que garante repasses para o subsídio do Passe Livre Estudantil para os estudantes da rede pública de ensino em 2024. Feitos desde 2022, os repasses para o próximo ano serão de R$ 358,2 milhões. Atualmente, 170 mil alunos usam o benefício.

“Assinamos agora a continuidade da gratuidade do passe estudantil do transporte coletivo, que conta com recursos do governo do Amazonas com a parceria da prefeitura para manter o transporte coletivo de uma forma positiva. Além dessa parceria, nós estamos entregando hoje o viaduto prefeito José Fernandes, junto de um convênio de recursos também do Estado, com a execução da prefeitura. Essa parceria foi firmada em 2021 e está mostrando que é benéfica para a população”, afirmou o prefeito.

O complexo viário teve execução e idealização do projeto feito pelo corpo técnico da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), em conjunto com agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), devido ao crescimento significativo de veículos em circulação, causando intensa retenção na área.

Foto: Divulgação/Márcio Melo/Seminf

“Essa é uma obra que vem solucionar um gargalo da cidade, principalmente nos horários de pico. Nós vamos entregar outras obras, também resultado desse convênio, como o outro complexo localizado na zona Leste, que vai se somar às intervenções viárias que o governo do Estado está fazendo na cidade de Manaus”, afirmou o governador Wilson Lima.

No total, foram perfuradas 657 estacas, 322 tirantes, com a utilização de 307.721,43 quilos de aço e 3.105,93 metros cúbicos de concreto, além da geração de aproximadamente mil empregos diretos e indiretos.

Foto: Divulgação/Phil Limma/Semcom

“Aqui no viaduto, tem suor e sacrifício de trabalhadores que viraram noite e dia. Devo muito a toda equipe da Seminf que está no sol e na chuva, para antecipar esse projeto e garantir a fluidez no trânsito dessa que já foi uma área caótica para os condutores e pedestres”, disse o secretário de Obras, Renato Junior.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *