Investimentos na pesca, pecuária e na cultura da mandioca são destaques em 2023

Foto: Divulgação/Idam

Investimentos voltados à pesca, à cadeia produtiva da mandioca e ao melhoramento genético foram destaques no Amazonas, no acumulado deste ano. Por meio de ações do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), entre janeiro e dezembro, foram destinados à pesca e aquicultura local R$ 4,5 milhões em crédito rural, contabilizadas a inseminação em mais de 300 bovinos e, também, a implantação de quatro unidades demonstrativas (UD) de mandioca em território amazonense.

Na avaliação do diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, o resultado reforça o compromisso do Governo do Amazonas, por meio do instituto, em fortalecer o setor primário, com a geração de emprego e renda, com assistência técnica e extensão rural (Ater).

“A intenção foi intensificar a Ater no estado e proporcionar melhores condições de trabalho ao trabalhador rural, por meio das 74 unidades locais (UnLocs) e postos avançados, além do trabalho árduo dos extensionistas do Idam. Com isso, observamos que, mesmo diante de tantos desafios, como a estiagem, cumprimos com a determinação do governador Wilson Lima de assistir o produtor da melhor maneira possível”, disse o diretor-presidente.

Foto: Divulgação/Idam

Pesca em alta

No período, a regularização de pescadores e a concessão de crédito foram destaques no Idam. Ao segmento, foram destinados, exclusivamente, R$ 4,5 milhões, fruto de 254 projetos elaborados por técnicos do instituto e aprovados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), a responsável pela concessão do aporte, segundo a Gerência de Apoio à Pesca e Aquicultura (Geap).

“As ações de regularização também foram muito importantes, pois os pescadores se tornaram muito mais conscientes de seus direitos e em como acessá-los. Com isso, conseguimos iniciar nossas atividades de crédito, que atenderam pescadores de nove municípios”, destacou a gerente de apoio à Geap, Karen Alves.

Do zero a 300 inseminações

No que diz respeito ao melhoramento genético bovino, o Idam marcou presença em Careiro da Várzea, Manacapuru, Parintins, Barreirinha e Autazes, onde foram inseminados mais de 300 animais. De acordo com a Gerência de Apoio à Produção Animal (Gepan), a meta é intensificar a ação em 2024 e estender a atividade aos municípios de Presidente Figueiredo e Itacoatiara.

“Foi um avanço muito grande, pois saímos de zero para 300 inseminações ao longo deste ano. Embora só possamos verificar os impactos das ações daqui a alguns anos, quando esses animais já estiverem em fase produtiva e reprodutiva, a expectativa é que o pecuarista assistido não dependa somente da sazonalidade produtiva da região”, projetou a técnica do Idam, Maria Oliveira.

A atividade foi iniciada no Amazonas pelo Idam, por meio do programa “Mais Pecuária Brasil”.

Cultura da mandioca

A cultura de mandioca, um dos principais destaques da agricultura amazonense, foi fortalecida com a implantação de quatro unidades demonstrativas (UD) do Idam, instaladas nos municípios de Tabatinga, Borba, São Paulo de Olivença e Manaquiri, segundo informações da Gerência de Apoio à Produção Vegetal (GPV) do instituto.

A empreitada envolve ações de capacitação, iniciadas em maio com um curso para técnicos do Idam. Foram mais de 25 técnicos participantes em aulas práticas e teóricas de fabricação de derivados de mandioca, que se tornaram responsáveis pela disseminação.

“Foi um curso muito bom e produtivo, no qual os participantes se tornaram difusores de conhecimento, levando cursos de beneficiamento a diversos municípios”, comentou a gerente de Apoio à Produção Vegetal (GPV), Anecilene Buzaglo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *