Nasa voa drones de forma autônoma para pesquisa de táxi aéreo

Nasa voa drones de forma autônoma para pesquisa de táxi aéreo

Pesquisadores do Langley Research Center da NASA em Hampton, Virgínia, recentemente voaram vários drones além da linha de visão visual, sem nenhum observador visual.

Os drones voaram com sucesso contornando obstáculos e entre si durante a decolagem, ao longo de uma rota planejada e no pouso, tudo de forma autônoma, sem um piloto controlando o voo. Este teste marca um passo importante no avanço das capacidades de voo autônomo para táxis aéreos.

“Voar os veículos além da linha de visão visual, onde nem o veículo nem o espaço aéreo são monitorados usando observação humana direta, demonstra anos de pesquisa em sistemas de automação e segurança e exigiu aprovação específica da Administração Federal de Aviação e da NASA para ser concluído”, disse Lou Glaab, chefe da filial de engenharia de sistemas aeronáuticos da NASA Langley.

É mais seguro e mais econômico testar a tecnologia de voo autônomo destinada a passageiros maiores que transportam táxis aéreos em drones menores para observar como eles evitam uns aos outros e outros obstáculos.

Tecnologia

A NASA também está testando elementos de tecnologia de automação usando helicópteros. Essas aeronaves substitutas ajudam a NASA a amadurecer a autonomia muito antes que os táxis aéreos autônomos sejam integrados aos céus.

“Quando você tem vários veículos, todos indo e vindo de um vertiport localizado adjacente a um aeroporto ou dentro de uma comunidade, temos que garantir que as tecnologias de automação desses veículos sejam capazes de lidar com segurança com um alto volume de tráfego aéreo em um área movimentada”, disse Glaab.

Com base em testes anteriores , a equipe realizou com sucesso vários voos usando ALTA 8 Uncrewed Aircraft Systems adquiridos, também conhecidos como drones, sem observador visual e voou os drones além da linha de visão visual, chamados de voos “NOVO-BVLOS”.

O software carregado nos pequenos drones realizava comunicações no espaço aéreo, gerenciamento de trajetória de voo, evitação de outros veículos e mais habilidades necessárias para operar em um espaço aéreo movimentado. Isto é fundamental para o que é previsto com a Mobilidade Aérea Avançada (AAM), onde drones e táxis aéreos operarão ao mesmo tempo de forma rotineira.

Os testes de vôo foram observados no centro de controle de Operações Remotas para Missões Autônomas da NASA em Langley, enquanto os drones decolavam e pousavam na área de testes City Environment for Testing Autonomous Integrated Navigation.

Uma sala cheia de telas de computador sobre mesas e uma parede oposta são vigiadas por pesquisadores que monitoram o voo de pequenos drones.

Pesquisadores da NASA monitoram o vôo de um veículo autônomo do Centro de Operações Remotas para Missões Autônomas UAS no Centro de Pesquisa Langley da NASA em Hampton, Virgínia. o centro facilita operações de voo “além da linha de visão visual” de pequenos veículos de sistemas de aeronaves não tripulados, também conhecidos como drones

A NASA transferirá a nova tecnologia criada durante este projeto ao público para garantir que os fabricantes da indústria possam acessar o software enquanto projetam seus veículos.

“A capacidade da NASA de transferir essas tecnologias beneficiará significativamente a indústria”, disse Jake Schaefer, líder de operações de voo do projeto. “Ao realizar testes de voo dentro do espaço aéreo nacional, nas proximidades de aeroportos e de um ambiente urbano, podemos testar tecnologias e procedimentos em um ambiente controlado, mas relevante para futuros veículos AAM.”

Uma dessas tecnologias foi ICAROURS, que significa Arquitetura Configurável Integrada da NASA para Operações Confiáveis ​​de Sistemas Não Tripulados. Este software fornece uma função autônoma de detecção e prevenção e faz parte do sistema geral para manter “bem afastado” de outro tráfego aéreo.

Sistema

Outra tecnologia utilizada foi o sistema Safe2Ditch da NASA, que permite ao veículo observar o solo abaixo e tomar uma decisão autônoma sobre o local mais seguro para pousar em caso de emergência durante o voo.

A missão AAM da NASA tem vários projetos que contribuem para diversas áreas de pesquisa. Este projeto, denominado High Density Vertiplex, focou especificamente em testar e avaliar onde esses futuros veículos decolarão e pousarão em alta frequência, chamados vertiportos, ou vertiplexes, para vários vertiportos próximos uns dos outros, e os avanços tecnológicos necessários para fazer isso. bem-sucedido.

Tags: drones, Nasa
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *