01/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

MTE resgata cinco trabalhadores em condições análogas à escravidão no Ceará

Publicado em 22 de novembro, 2023

MTE resgata cinco trabalhadores em condições análogas à escravidão no Ceará

No período de 15 a 21 de novembro de 2023, o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), resgatou cinco trabalhadores em condições análogas à escravidão enquanto trabalhavam na colheita de caju, no município de Beberibe, interior do Ceará.

As condições de trabalho eram marcadas pela informalidade e irregularidade em locais de trabalho onde nenhum dos empregados era devidamente registrado, apesar de preencherem todos os requisitos para uma relação formal de emprego. Os direitos trabalhistas não eram respeitados, e não havia medidas básicas de segurança e saúde, como por exemplo a ausência de equipamentos de proteção individual (EPIs) e o acesso às instalações sanitárias adequadas.

O alojamento fornecido aos trabalhadores consistia em um galpão utilizado como depósito para sacos de castanhas e botijões de gás, comercializados pelo empregador em seu mercadinho. Além disso, os empregados dormiam em redes improvisadas, sem local para armazenamento, preparo ou consumo de refeições e a água consumida era coletada da chuva, sem tratamento.

A fiscalização se estendeu a outras cinco frentes de serviços de colheita do caju, resultando em aproximadamente 25 trabalhadores sem registro, e duas frentes de serviços de extração de carnaúba, onde outros 12 trabalhadores também estavam sem registro. Os responsáveis foram notificados para regularizar os vínculos de trabalho, e o empregador dos trabalhadores resgatados foi orientado a quitar as verbas rescisórias, recolher o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e as contribuições sociais devidas.

Como resultado da operação, os pagamentos das verbas trabalhistas e rescisória, no montante aproximado de R$ 30.000 foram efetuados em 20 de novembro de 2023. Os autos de infração foram lavrados para as irregularidades encontradas e entregues aos responsáveis. Além disso, os cinco trabalhadores resgatados terão direito a três parcelas de seguro-desemprego especial e foram encaminhados ao órgão municipal de assistência social de suas cidades para atendimento prioritário.

A operação contou com a colaboração de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF).

O combate ao trabalho análogo à escravidão conta com a possibilidade de denúncias feitas de forma remota e sigilosa no Sistema Ipê e pelo Canal de Denúncia SFITWEB .

Dados oficiais das ações de combate ao trabalho análogo à escravidão no Brasil podem ser acessados no Radar do Trabalho Escravo da SIT .

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.