FVS-AM participa de comemoração do aniversário do Parque do Idoso

FVS-AM participa de comemoração do aniversário do Parque do Idoso

A Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), participa, com ações de educação em saúde, nesta quarta-feira (22/11), do evento “Viva Parque”, em comemoração do 21º Aniversário do Parque Municipal do Idoso, em Manaus.

A participação da Fundação no evento objetiva conscientizar sobre prevenção a arboviroses, que são as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. Também são realizadas ações preventivas à tuberculose, influenza e malária.

A diretora-presidente, Tatyana Amorim, destaca a necessidade de fortalecer ações integradas para as práticas educativas em saúde, “A educação em saúde pode ser considerada uma das principais ações de promoção da saúde. Ao focarmos na prevenção, é possível evitar doenças”, destaca.

Pela FVS-RCP, o Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NES) atuou com jogos interativos, distribuição de materiais para educação em saúde e personagem caracterizado de mosquito, como forma lúdica de ensino.

A técnica do NES, na FVS-RCP, Marta Gomes, acrescenta que a metodologia é importante na transmissão de conhecimento. “Essas informações podem ser levadas até a população de forma mais didática. É importante todos estarem cientes das doenças que agravam a saúde”, disse.

A Gerência de Zoonoses e a Subgerência de Entomologia, do Departamento Vigilância Ambiental (DVA) também participaram da ação com exposições do ciclo biológico do mosquito Aedes aegypti, com medidas preventivas para manter o ambiente livre de proliferação de mosquitos e controle de doenças, além de reservatórios e hospedeiros responsáveis pela raiva humana e animal e de animais peçonhentos.

Participando no evento, Maria Raimunda Feitosa aprovou a iniciativa. “Trouxe muita informação para nós, quando conhecemos a causa da doença procuramos meios para evitar e essas exposições nos ajudam a ficar e bem informados”, afirmou.

’Viva Parque’

O “Viva Parque” é um evento social que atende os usuários com diversos serviços em uma ação conjunta com as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e com a Fundação de Vigilância Sanitária (FVS-RCP) focando na conscientização de educação e saúde.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *