Sem previsão de chuvas, capitais ultrapassam 40º neste domingo

Sem previsão de chuvas, capitais ultrapassam 40º neste domingo

As capitais do país chegaram a ultrapassar a marca dos 40°C neste domingo (12) e o calor deve se estender até o final da semana.

Para Mariana Pallotta, meteorologista do Cemaden, as previsões mostram uma tendência de que uma frente fria avance para a região Sudeste no próximo fim de semana, conseguindo quebrar o calorão.
“Mas até lá, nós teremos dias consecutivos de temperaturas passando os 35°C na região Sudeste, no Centro-oeste pode passar os 40°C com facilidade. Teremos dias consecutivos de temperaturas muito quentes, o que é bastante preocupante”, afirmou a especialista.

Domingo de calor

Nos últimos dias, uma onda de calor tem afetado quase todas as regiões do país. As cidades do Rio e de São Paulo registraram a tarde mais quente do ano neste domingo, com temperatura máxima média de 42,5 e 36,9°C, respectivamente.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, informa que, considerando somente o mês de novembro, a média das temperaturas máximas deste domingo também é a maior da série histórica do órgão, que faz medições desde 2004.

Segundo o Inmet, os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais se configuram como zonas de “grande perigo”. Já o Rio de Janeiro e Distrito Federal são áreas de “perigo”.

Isso porque as temperaturas estão acima da média nesses estados, pelo menos 5°C acima do registrado no ano passado.

Alguns termômetros nas ruas da cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro chegaram a marcar 40°C.

No Centro-Oeste, a capital Cuiabá deve registrar temperatura máxima de 38°C, com uma sensação térmica de mais de 40°C, e a mínima de 27°C. Em Goiânia, a máxima prevista é de 37°C, e a mínima de 32°C.

A umidade relativa do ar também está abaixo da média nos estados dessa região do país. A recomendação dos especialistas é que as pessoas se mantenham hidratadas nessas condições climáticas.

Temporais no Sul

Na região Sul do país, várias cidades enfrentam temporais neste domingo, com rajadas de vento e granizo.

No sábado (11), um tsunami meteorológico atingiu o município de Laguna, em Santa Catarina, causando prejuízo e assustando os moradores que aproveitavam o dia de calor na beira da praia.

O fenômeno, também chamado de meteotsunami, acompanhou uma frente de rajada com temporais que avançou do nordeste e do leste do Rio Grande do Sul para o sul de Santa Catarina com chuva e temporais de vento depois de horas de intenso calor na região, informou o MetSul Meteorologia.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *