11/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

CGJ levará ação de cidadania à comunidade no interior do AM

Publicado em 06 de novembro, 2023

CGJ levará ação de cidadania à comunidade no interior do AM

Foto: Divulgação/TJAM

A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) definiu mais uma localidade para receber a ação do “Registre-se”, na região do Alto Solimões em março de 2024: a comunidade Santa Rita do Well, situada a 3 horas de barco da sede do município de São Paulo de Olivença, no extremo Oeste do Amazonas. O “Registre-se” é uma ação da Corregedoria Nacional de Justiça e realizada por todos os tribunais, por meio das suas Corregedorias, dedicada à emissão de um documento básico de todo cidadão: a certidão de nascimento.

A iniciativa visa a beneficiar não apenas essa comunidade, em sua maioria composta por indígenas, mas outras duas – Campo Alegre e Vendaval -, que estão próximas e interligadas por estradas. “A comunidade Santa Rita do Well concentrará esses serviços, atuando como sede do polo, atendendo também os cidadãos dessas localidades mais próximas, Campo Alegre e Vendaval”, explicou o chefe de Gabinete da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, Sérgio Amorim, após a reunião com os representantes da Prefeitura de São Paulo de Olivença, ocorrida durante o período em que a equipe da CGJ estava no Alto Solimões, nas últimas semanas.

A região que receberá o “Registre-se” no ano que vem concentra uma grande população indígena e a falta de documentos de identificação civil é uma barreira que impede o pleno exercício da cidadania, privando essas pessoas de acesso a direitos essenciais, como saúde, educação e benefícios sociais. “Ao disponibilizar a emissão das certidões de nascimento, certamente haverá uma melhoria significativa na qualidade de vida desses cidadãos”, comentou Sérgio Amorim.

O trabalho será desenvolvido em parceria com a serventia extrajudicial de São Paulo de Olivença e com apoio da Prefeitura Municipal. “Esta ação se destaca não apenas pela emissão das certidões de nascimento, mas também pela importância de se reconhecer a cidadania da população indígena. Isso contribui para fortalecer os laços entre o Estado e os povos originários, promovendo inclusão e o respeito aos direitos dessa população”, pontuou Amorim. De acordo com o último Censo do IBGE, São Paulo de Olivença está entre os dez municípios brasileiros com maior população indígena, em números absolutos: Manaus, com 71.713, seguido por São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, no Amazonas; Salvador, na Bahia; São Paulo de Olivença (AM); Pesqueira (PE); Autazes (AM); Boa Vista (RR); Tefé (AM) e São Paulo (SP).

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Jomar Fernandes, reforçou que também serão realizadas ações do “Registre-se” nas comunidades Belém do Solimões (Tabatinga); Vila Alterosa, também conhecida como Juí, em razão do igarapé que corta a região (Santo Antônio do Içá); Feijoal (Benjamin Constant) e Nova Itália (Amaturá), todas comunidades indígenas.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.