
Manaus amanhece tomada de fumaça e qualidade do ar está 6x acima do limite recomendado pela OMS
Manaus amanheceu mais um dia coberta de fumaça nesta quinta-feira (28), com uma situação de qualidade do ar insalubre, considerada de risco pobre, segundo a plataforma de monitoramento de poluição AQI.
A plataforma indica que o nível de poluição do ar, às 6h21, era de 154 (AQI-EUA), estando a concentração 6,1 vezes acima do limite recomendado dado pelas diretrizes de qualidade do ar de 24 horas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A recomendação é de uso de máscaras, ficar dentro de casa, manter portas e janelas fechadas e fazer uso purificadores de ar.
Em todo o ano até o dia 27 de setembro, o Amazonas registrou 14,4 mil pontos de queimadas. Segundo o Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Estado soma 6.597 focos de queimadas neste mês. Somente ontem (27), foram 148 pontos de incêndios no estado.
A situação da capital do Amazonas é insalubre desde ontem à noite. Os níveis de qualidade do ar, principalmente na zona Sul – Centro de Manaus passam de “péssimo”, segundo o appselva.com.br, com índices batendo mais de 200 no Morro da Liberdade.
Neste nível, as pessoas podem ter tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta, falta de ar e respiração ofegante. Recomenda-se o uso de máscaras, não fazer atividades ao ar livre e fechar as portas e janelas.
Junto à fumaça, a cidade ainda enfrenta recorde de calor, como o registrado pelo Inmet ontem nas capitais brasileiras, quando Manaus chegou a 39,3°C .
Deixe um comentário