06/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Convidado pelo Instituto Rui Barbosa, presidente do TCE-AM faz palestra em Lisboa

Publicado em 21 de setembro, 2023

Convidado pelo Instituto Rui Barbosa, presidente do TCE-AM faz palestra em Lisboa

Em comemoração aos 50 anos do Instituto Rui Barbosa (IRB), o presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, foi convidado para palestrar no encerramento do 7º Seminário Ibero-Americano de Direito e Controlo, realizado nesta sexta-feira (21), na cidade de Lisboa, Portugal.

O presidente da Corte de Contas levou ao evento a temática “Controle da Eficiência Administrativa pelos Tribunais de Contas”. Durante os três dias de palestras, o seminário buscou levantar discussões em aspectos relevantes para o controle externo da administração pública.

A palestra do conselheiro ocorreu no Conselho Científico da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

“Essa interação entre líderes dos Tribunais de Contas, do Instituto Rui Barbosa, e de universidades europeias, é de uma importância fundamental para o exercício de nossas atividades. Com o espaço, pude não somente levar um pouco da realidade do TCE Amazonas às outras instituições, mas também absorver o conhecimento administrativo de acordo com outras visões sobre o controle externo”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

Sobre o Seminário

Com a presença de conselheiros e professores da área, o 7º Seminário Ibero-Americano de Direito e Controlo abordou temáticas importantes ao controle externo, como os direitos natural, ciberespaço, humanos, individual e coletivo; as características da jurisdição dos Tribunais de Contas do Brasil; fiscalização concomitante; governança algorítmica, e inovação nas compras governamentais.

Além do conselheiro Érico Desterro, o evento teve a participação de conselheiros dos Tribunais de Contas de Portugal, da União, e dos estados do Rio Grande do Sul, Roraima, Ceará, Pará, Acre, Alagoas, Bahia, Piauí, Santa Catarina, Maranhão, Mato Grosso e Pernambuco. Também estiveram presentes doutores da Universidade de São Paulo (USP), do Ministério Público de Contas de Minas Gerais, e de instituições europeias.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.