06/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Policlínica tem oficina de brinquedos inclusivos para pais e cuidadores de crianças

Publicado em 31 de agosto, 2023

Policlínica tem oficina de brinquedos inclusivos para pais e cuidadores de crianças

A Policlínica Codajás, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio do Centro Especializado em Reabilitação Tipo IV (CER IV), na modalidade intelectual, realizou durante toda a manhã desta quinta-feira (31/08), a “Oficina de Brinquedos Inclusivos”, para pais e cuidadores de crianças em atendimento na unidade de saúde.

O evento contou com os ensinamentos da convidada assistente social, Alcilene Maciel, que possui formação ainda em pedagogia, com especialização em psicopedagogia da educação inclusiva e a participação dos profissionais que atuam diretamente com as crianças, como psicólogos e fonoaudiólogos.

Inicialmente a assistente social conversou com os responsáveis sobre a importância da estimulação por meio dos brinquedos. Em seguida a aula prática aconteceu em grupos formados por cinco pessoas, onde foram disponibilizados materiais, para que cada participante tivesse a oportunidade de confeccionar o próprio brinquedo para a criança.

A dona de casa, Juciana Maciel, de 35 anos, participou da oficina pela primeira vez e contou que os ensinamentos dados são de suma importância emocional e financeira para a família.

“Esse evento de hoje abriu para mim vários horizontes sobre o que posso trabalhar em casa com a minha criança. O que o mercado oferece hoje de brinquedos é um valor inacessível para nós, pais. Esses materiais que utilizamos aqui para fazer brinquedos são objetos que descartamos todos os dias, mas que podemos fazer de aprendizado para eles”, declarou.

Aula

Durante a aula, os profissionais entregam aos pais e cuidadores, materiais como: formas vazias de ovos, fitas, tampas de garrafas pets, palitos de picolé, caixas de papelão e entre outros. Atualmente o CER IV na modalidade intelectual atende na unidade cerca de 300 crianças, acompanhadas de seus familiares.

O coordenador do modo intelectual do CER IV, psicólogo Davi Cunha, explicou que a oficina é uma oportunidade de qualificar e aproximar os pais e cuidadores de crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA), crianças com Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e Pessoa Com Deficiência (PCD´s).

“Nosso maior objetivo é perceber a valorização do ato de brincar, como fonte de desenvolvimento humano e estimular os pais e cuidadores a serem criativos na construção de brinquedos de baixo custo. Assim conseguimos estimular eles de várias formas na percepção do mundo”, garantiu o especialista.

Reinaugurado

Reinaugurado em 2022, com espaço mais amplo, o CER atende atualmente centenas de pacientes nos módulos físico, visual, auditivo e intelectual. Com uma equipe multidisciplinar formada por fonoaudiólogos, psicólogos, oftalmologista, fisioterapeutas, otorrinolaringologista, educador físico e entre outros.

O diretor-geral da Policlínica Codajás, o fisioterapeuta Ráiner Figueiredo, explica que os atendimentos são realizados diariamente na unidade. “Essas famílias chegam até nós por meio do sistema de regulação e prestamos toda escuta, para entender cada caso e assim dar a elas o melhor atendimento, com toda nossa equipe. O CER é um grande centro dentro da nossa unidade, que atua com humanidade e muito profissionalismo”, finalizou.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.