14/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Folclore popular e economia criativa marcam primeira edição do ‘Arraiá Seringal na Roça’

Publicado em 28 de julho, 2023

Foto: Divulgação/Raissa Eme/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O “Arraiá Seringal na Roça” foi realizado nesta quinta-feira (27/07), no Museu do Seringal Vila Paraíso. As comidas típicas do período e apresentações folclóricas marcaram a primeira edição do evento.

Para a diretora do Departamento de Museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Aline Santana, o êxito da programação abre caminhos para outras edições. Com o objetivo de integrar as comunidades próximas ao museu, o evento também recebeu a visita de mais de cem turistas.

“O nosso arraial foi um sucesso e a parceria com as comunidades faz parte desse resultado. Eles foram protagonistas do evento. Diariamente recebemos muita gente no museu e o arraial apresentou um pouco da nossa cultura para os visitantes”, diz Aline.

A socióloga argentina Eugenia Frigerio conheceu um pouco da história do período da borracha e ainda assistiu uma apresentação da quadrilha “Amigos na Roça”. De férias em Manaus, Eugênia ressaltou a coletividade presente na dança. “Estou encantada com o folclore, com os ritmos, com esta cultura coletiva e como as pessoas se protegem. A história desse lugar tem muita força. Aqui tudo é muito incrível”.

Foto: Divulgação/Raissa Eme/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“Amigos na Roça” foi uma das atrações do arraial. A quadrilha é formada por moradores da comunidade Nossa Senhora de Fátima. Segundo a coordenadora do grupo folclórico, Val Santos, a experiência foi única. “É muito legal essa iniciativa porque divulga ainda mais a nossa quadrilha. Há 9 anos a gente dança nas comunidades, quem sabe um dia nos apresentamos em Manaus, lá na Bola da Suframa”, conta Val, mencionando o Festival Folclórico do Amazonas, que acontece nos meses de junho e julho.

Foto: Divulgação/Raissa Eme/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Alternativa de renda

A participação da comunidade no arraial vai além das apresentações. Há dois meses, os empreendedores locais participam de eventos no espaço, reforçando a renda com a comercialização de comidas típicas e artesanato.

Como parte deste grupo, indígenas da tribo dos barés, da comunidade Nossa Senhora do Livramento, têm a oportunidade de mostrar sua cultura por meio da dança – Dança dos Maracás e Maracandé – culinária, arte e pintura corporal.

O artesão Edson Ferreira se animou com a iniciativa, que segundo ele traz um ganho financeiro para a família. “Toda a família colabora para confecção dos artesanatos, e com dois meses aqui e essas vendas já ajudaram muito”.

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.