Parintins é interligada ao Sistema Nacional de energia e desativa usina termelétrica

Parintins é interligada ao Sistema Nacional de energia e desativa usina termelétrica

Com a energização da nova subestação, Amazonas Energia dobra a capacidade de fornecimento para a Ilha Tupinambarana e desativa Usina Termelétrica.

Nesta quinta-feira (15), a cidade de Parintins, localizada a 369 quilômetros de Manaus, passou a fazer parte do Sistema Interligado Nacional (SIN), conhecido como “Linhão de Tucuruí”. Com a energização da nova subestação Parintins Dois, a concessionária duplicará a capacidade do fornecimento de energia, passando de 40 MW para 80 MW.

Os colaboradores da concessionária executaram manutenção na rede de distribuição de energia e transferiram a carga da usina termoelétrica, em funcionamento há 57 anos na cidade, para a nova subestação, localizada na comunidade do Macurany. Os funcionários da Amazonas Energia trabalharam durante toda a quinta-feira para garantir o pleno funcionamento.

Para tornar o sonho de mais de 20 anos dos parintinenses uma realidade, a concessionária investiu mais de R$ 51 milhões na construção de uma subestação com tecnologia de última geração. A Amazonas Energia também modernizou o sistema integralmente. Revitalizou e ampliou a distribuição – 17 quilômetros da rede elétrica –, ao custo de R$ 28 milhões.

Interligação

A substituição da termelétrica, que está em operação há 57 anos, pela subestação e a interligação ao SIN, por meio da cidade de Oriximiná/PA, irá proporcionar energia elétrica contínua, reduzindo as oscilações assim como as interrupções do fornecimento. A conclusão de todas as etapas até chegar à interligação demorou décadas.

“Desde 2003, quando começou o projeto, aconteceram leilões, desistência dos vencedores, retirada dos investimentos, troca do controle acionário da empresa, mas a Amazonas Energia e seus colaboradores jamais desistiram”, destacou Radyr Gomes, diretor Institucional e Técnico do Interior da Amazonas Energi, completando que a interligação é uma conquista de cada um que se dedicou e se esforçou para levar energia de qualidade ao interior do Amazonas.

Parintins marca o início do processo de melhoria no fornecimento de energia na região do baixo Amazonas e em localidades próximas. “Posteriormente, a partir de Parintins iremos interligar a Vila Amazônia, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués. Podemos chegar até Urucurituba”, explicou Radyr Gomes.

Segundo ele, embora Urucurituba esteja mais próxima de Itacoatiara, que será o primeiro município amazonense interligado ao SIN, geograficamente, a cidade fica do outro lado do rio, ficando mais fácil promover a ligação elétrica por Parintins.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.