Governador do Pará chama de ‘seca pimenteira’ quem torce contra e promete grande COP

Foto: Reprodução

Em discurso divulgado nas redes sociais, o governador do Pará, Helder Barbalho, chamou de “pessimista” e “seca pimenteira” quem, segundo ele, torce contra a realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém.

“Pois agora, a cidade escolhida da Amazônia, a capital da Amazônia para a COP é Belém do Pará e a gente tem que ter orgulho disso. Sabe por que? Tem muita gente que tá torcendo pra dar errado. Eu fico olhando em rede social, agora os que estão com dor de cotovelo estão dizendo que a gente vai fazer feio, que a gente vai passar vergolha. Sai pra lá, pessimista! Sai pra lá, seca pimenteira! A gente tem que ter amor próprio. Nós somos capazes e temos que acreditar que nós somos capazes”, disse Barbalho.

A COP 30 será realizada em novembro de 2025.

Recentemente, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) disse que a realização da COP 30, em Belém do Pará, não vai trazer nada de concreto para a região amazônica, assim como as edições anteriores, e será uma “peça teatral”.

“Isso é o que se faz em cada COP: países pobres querendo que os ricos assumam lugares para combater a crise climática e nada recebendo de concreto desses países que têm dinheiro e que quase todos devastaram o seu meio ambiente”, comentou. “Ninguém se prontifica a contribuir. Só nos dão tarefas e obrigações”.

“Tudo indica que mesmo realizada na Amazônia, nada trará de concreto para a nossa floresta. Traduzindo: a COP 30, assim como as anteriores, de nada servirá para nós, da Amazônia. Depois de promover essa peça teatral, cada um vai pegar o seu jato de volta ao seu país no conforto dos seus lares”, afirmou.

Veja o vídeo de Helder Barbalho:

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *