Liminar federal permite fiscalização e visitas à capivara Filó

Liminar federal determina retorno da capivara Filó a Autazes

Local onde está Filó

Após comoção no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Manaus, a Justiça Federal concedeu liminar neste sábado (29) autorizando que a deputada estadual Joana Darc e o influencer Agenor Tupinambá visitem a capivara Filó na unidade. Eles também estão autorizados a fiscalizar e, acompanhados de veterinários e biólogos, fazer avaliações sobre o estado do animal.

A liminar foi do juiz federal plantonista Márcio Cavalcante, da 9ª Vara Cívil da SJAM. A decisão ocorreu após Joana Darc, o influencer e apoiadores serem impedidos de visitar o animal no órgão ambiental. Após conseguir entrar no local, a parlamentar disse que só sairia depois que Filó fosse devolvida ao habitat onde ela cresceu.

Nas redes sociais, Joana Darc filmou as condições estruturais do Cetas e classificou o local onde a capivara está sendo mantida como “gaiola” e “cativeiro”. A deputada chegou a dizer que o Ibama estava praticando “maus tratos” contra o animal por submetê-lo ao estresse de ser transportado para Manaus.

A capivara Filó havia sido entregue ao Ibama no último dia 27, para iniciar o processo de reintegração à natureza. O acordado era que Agenor poderia visitá-la no Cetas durante esse período.

Manifestantes se reuniram em torno do Ibama pedindo a liberação da capivara Filó e comemoraram quando, erroneamente, o marido da deputada Joana Darc anunciou que a liminar federal determinava o retorno do animal a Autazes (AM).

Veja a decisão:

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Emilton Santos Milhomem Silva disse:

    Não vejo problemas com a capivara continua com o tutor pois ela tem livre acesso a natureza, não vive em cativeiro ela não tem nenhum tipo de aparato que a impeça de busca a sua alimentação, porque tanta perseguição a este moço?
    Este animaizinhos ,foi protegido por este rapaz e está sendo protegido até hoje,venho aqui deixa a minha solidariedade ao Agenor e dizer a pessoal do IBAMA que ela estando com o rapaz ela está protegida de um predador e de um cassado, porque Aparti da hora em que ela for colocado na floresta ela vai ser presa fácil pra ambos os tipos de tragédia.
    Deixa ela aonde ela está, com o Agenor,aí vocês ficam fiscalizando e acompanhando a vida dá filosinha.

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.