
Da Recife para Paraíba, colaboradores da coluna mandam essas fotos, que denunciam supressão de cobertura vegetal e ameaça à fauna
Uma nova rua, privada, está surgindo entre as ruas Mário Ypiranga Monteiro (Recife) e Umberto Calderaro Filho (Paraíba). Fica atrás do antigo restaurante Frango Xadrez. Trata-se de precioso fragmento de floresta que foi, diversas vezes, salvo da expansão imobiliária. Agora, silenciosamente, a abertura da via avançou muito, suprimindo cobertura vegetal, atravessando igarapé e fincando estacas. Tudo indica que a rua integrará empreendimento imobiliário. O trecho, entre o antigo Detran-AM e o Manauara Shopping, está perfeitamente coberto por vias de ligação Paraíba-Recife.
Fragmentos
Manaus tem poucos fragmentos florestais urbanos. Cada vez menos. A sede da Zona Franca vive a contradição de se dizer “capital da Amazônia” e eliminar árvores para construir casas e apartamentos.
Refúgio de araras
O trecho de mata suprimido, embora Paraíba e Recife sejam locais de trânsito intenso, é um refúgio de araras. Aos casais, elas pernoitam e se reproduzem no local. Têm fontes de água e frutas silvestres alimentícias. Tudo isso está em risco.
Capivara Filó
O marido da deputada estadual Joana D’Arc anunciou, esta tarde, com ares de vitorioso, uma suposta liminar que teria sido expedida pela Justiça Federal. A decisão, que tem caráter provisório, conteria ordem para o Ibama-AM devolver o animal ao titoker Agenor Tupinambá. Depois se esclareceu que a liminar apenas autorizou a deputada e advogados a fiscalizarem o ambiente onde Filó está.
Capivara Filó (2)
O maridão, que ficou do lado de fora, comandando um autofalante, fazia questão de repetir: “Isso foi graças ao trabalho da deputada. Depois vão aparecer outros aproveitadores, mas o trabalho foi dela”. E o vereador Rodrigo Guedes, que estava no local e teve o microfone tomado bruscamente, gritava: “Meu também”. Veja o vídeo:
Barraco
Joana D’arc levou militantes e armou um barraco, em frente à sede do Ibama-AM, no Distrito Industrial. Aos prantos gritava que o órgão não estava permitindo visitar Filó. A Polícia Federal, responsável pela proteção dos órgãos da administração federal, foi acionada.
Filó e os veterinários
Veterinários, ouvidos pelo portal, estão preocupados com o rumo que o episódio da capivara Filó vem tomando. A espécime é transmissora, entre outras doenças, da febre maculosa brasileira, que pode matar. Os profissionais temem que o panavueiro feito em torno de Filó vire incentivo para outros moradores de áreas contíguas ao habitat de capivaras.
Meme da Casa de Praia
O prefeito David Almeida usou o meme acima, das redes sociais, para mostrar o antes e depois da Casa de Praia Zezinho Correa. A reinauguração do local será segunda, 1º de Maio, Dia do Trabalhador. É também o dia exato em que se completa um ano da Ordem de Serviço.
Preservativos e roupa íntima
A casa, projetada pelo arquiteto Severiano Porto, passou anos abandonada. O leitor da coluna já sabe, mas vale repetir, que a limpeza retirou carradas de preservativos e roupas íntimas.
Funcionamento
A Casa de Praia Zezinho Corrêa funcionará em regime cooperativo. Os garçons atenderão, em qualquer mesa, com os cardápios de todas as operações. A âncora é o restaurante Barolo, cuja sede é no Vieiralvez, devidamente climatizado.
Frejat
O cantor Frejat, líder do Barão Vermelho, grande parceiro de Cazuza, faz o show principal da reinauguração da Casa de Praia Zezinho Corrêa. Antes, desde as 17h, cantores regionais, como Uendel Pinheiro e Jorge Japa, animarão a plateia. Frejat entra por volta de 20h.
Morre Eliezer Favacho
Todas as homenagens ao diagramador, fotógrafo, jornalista, Eliezer Favacho. Faleceu hoje (29/04), vítima de AVC, no pronto-socorro 28 de Agosto. Foi um dos mais dignos representantes de uma época romântica do jornalismo. O editorial do portal, neste sábado, é em homenagem a ele.
Deixe um comentário