
Foto: Reprodução
Nesta quinta-feira (20), quatro minutos depois de decolar da base em Boca Chica, no Texas, o foguete Starship explodiu, antes de atingir a órbita terrestre. Não havia tripulação neste voo de teste.
O Starship foi desenvolvido pela empresa aeroespacial SpaceX, do empresário Elon Musk. O lançamento foi transmitido ao vivo pela empresa.
O problema aconteceu quando a nave do estágio superior do foguete não conseguiu se separar, conforme projetado, do propulsor Super Heavy do estágio inferior. O foguete virou de ponta cabeça e, em seguida, explodiu.
Na última segunda-feira (17), problemas técnicos impediram a decolagem do foguete nos últimos minutos de contagem decrescente.
O objetivo original era que a Starship desse uma volta quase completa em torno da Terra, antes de cair no Oceano Pacífico.
Apesar da explosão de hoje, a SpaceX considerou a decolagem um sucesso, já que o objetivo do teste era possibilitar que o foguete saísse da base de lançamento.
“A Starship acabou de passar pelo que chamamos de uma rápida desmontagem não planejada. Em um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship”, informou a empresa, pelo Twitter.
Também pelo Twitter, Elon Musk parabenizou a empresa e afirmou que “aprendeu muito para o próximo teste de lançamento em alguns meses”.
Deixe um comentário