
Foto: Reprodução
A capivara Filó e o Papagaio Taffarel*
Hoje a cidade de Manaus recebeu a notícia de que o IBAMA havia lavrado um auto de infração contra um pequeno criador de gado por maus-tratos à capivara Filó, no valor de R$ 17 mil, além de retirar os vídeos das redes sociais e entregá-la ao Centro de Triagem, que em alguns lugares se assemelham a um depósito de animais.
Filó é órfã desde tenra idade, uma vez que sua mãe foi caçada e, desde então, quem assumiu sua criação foi Tupinambá. Capivaras são animais gregários e Filó há muito não convive com um bando e, por isso, não aprendeu quais recursos alimentares deve utilizar ou quais são as potenciais ameaças que a cercam.
Já o papagaio Taffarel foi apreendido há alguns anos lá no Ceará, em uma residência onde esteve no convívio familiar por mais de 20 anos, sem qualquer registro de maus-tratos.
Taffarel e Filó tinham em comum o cuidado de seus protetores.
A regra de ouro na proteção da fauna silvestre, bem como de seus ninhos, abrigos e criadouros naturais é o da proteção integral e do bem-estar animal, com a manutenção da liberdade no seu hábitat, protegido de qualquer ação predatória.
Na realidade, ao se proteger o animal silvestre da convivência com o homem, a lei está protegendo ambos, garantindo àquele uma vida saudável na convivência com animais da mesma espécie e, ao mesmo tempo, o próprio homem de eventuais zoonoses.
Por esse e outros motivos, não se deve estimular o convívio de animais silvestres com o homem por intermédio da divulgação de vídeos.
No entanto, a interpretação e aplicação da norma jurídica deve levar em consideração inúmeros fatores e não apenas o seu texto frio, afastado da realidade.
Por essa razão, a aplicação da regra de ouro da proteção integral, como todo princípio jurídico, deve ser sopesada com outros previstos de forma implícita ou explícita no ordenamento jurídico.
Nesta senda, chamo atenção para a razoabilidade e proporcionalidade que devem nortear a ação do Estado na proteção do interesse animal. Retirar a Filó de um contexto onde se apresenta inteiramente adaptada e impor ao seu protetor uma multa elevada se mostra, de plano, ferir os princípios constitucionais acima citados.
Pois bem!
Diferentemente do que consta no artigo 1º da Lei 5.197/67, a fauna silvestre não é propriedade do Estado, mas um bem nitidamente difuso, da coletividade, indivisível, aquilo que os Romanos chamavam de “res communis omnius” (coisa comum a todas as pessoas).
Com isso, a competência para processar e julgar os crimes contra a fauna (em regra) é da Justiça Estadual e a apropria atuação do IBAMA se dá em caráter supletivo, dentro do federalismo cooperativo.
Essa mudança se deu a partir da Constituição Brasileira de 1988, que consagrou a natureza jurídica difusa dos bens ambientais.
No caso da Capivara Filó, após analisar horas dos vídeos disponíveis, não foi possível observar qualquer abuso praticado pelo seu Protetor, pois não se enquadram na definição do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que, por meio da Resolução nº 1.236, de 26 de outubro de 2018, definiu abuso como “abuso: qualquer ato intencional, comissivo ou omissivo, que implique no uso despropositado, indevido, excessivo, demasiado, incorreto de animais, causando prejuízos de ordem física e/ou psicológica, incluindo os atos caracterizados como abuso sexual”.
Assim, trata-se de um caso de guarda doméstica de animal silvestre, que a Lei de Crimes Ambientais tipifica no artigo 29, inciso II, como conduta delituosa e o Decreto nº 6.514/2008, em seu artigo 24, inciso III, como infração administrativa.
No entanto, o próprio Decreto citado estabelece que “no caso de guarda doméstica de espécime silvestre não considerada ameaçada de extinção, pode a autoridade competente, considerando as circunstâncias, deixar de aplicar a multa, em analogia ao disposto no § 2o do art. 29 da Lei no 9.605, de 1998. “. A capivara não está na lista das espécies ameaçadas de extinção, mas naquela least concern (menor preocupação).
No caso do Taffarel, o Superior Tribunal de Justiça julgou o AgRg no Recurso Especial nº 1.483.969 – CE, sob a Relatoria do Ministro Herman Benjamin, lembrou que a legislação visa à “efetiva proteção dos animais”, que foi observada pelo julgador ordinário ao afirmar que “não se mostra razoável a devolução do papagaio ‘Taffarel’ à fauna silvestre, uma vez que está sob a guarda da autora há pelo menos vinte anos, sendo certa sua adaptação ao convívio com seres humanos, além de não haver qualquer registro ou condição de maus tratos”.
Assim, dentro do entendimento consagrado pelo STF, a efetiva proteção da Filó com certeza não se dará com o seu afastamento do espaço de liberdade em que viveu até o presente momento, nem mesmo a sua colocação em um lotado Centro de Triagem de Animais Silvestres, mas sob a proteção e carinho do seu protetor, livre, devidamente regularizado pelo IPAAM com uma autorização de “guarda de animais silvestres” ou regularização do espaço em que vive como “mantenedouro de fauna silvestre” com a ajuda da sociedade civil.
*Professor Doutor José Roque Nunes Marques, leciona Direito Ambiental na UFAM e é sócio do Escritório Jurídico “Nunes Marques Advogados”
Isso é uma injustiça filó esta sendo bem tratada por seu dono, e ela deveria continuar com ele
Verdade sem dúvida tem que ficar com ele
É um absurdo afastar a filó do seu convívio com o influenciador Angenor, pelos vídeos se vê que a Filó é feliz. Nessa o IBAMA pisou na bola. IBAMA vai procurar o que fazer.
Deixem ela com o seu dono e amigo não vejo nada de mal nisso , e uma injustiça que estão fazendo com ele ,e não vejo nenhum maus tratos com o animal e amigo …
Parabéns ao Professor Doutor José Roque Nunes Marques pela excelente explicação com todo teor jurídico devidamente dentro das leis supracitadas.
Agenor Tupinambá é protetor da Filó não existe maus-trato Filó é protegida e bem cuidada por Agenor o que o Ibama fez foi uma injustiça com Agenor Tupinambá
Ela está tranquila e muito bem cuidada. Sorte a dela de encontrar um cuidador ‘gente boa’. Deixa ele cuidar da pequena capivara.
Ele cuida tão bem dos bichinhos
Vamos ajudar ele eu acompanho ele nas redes sociais e vejo o amor que ele sente por ela … Eu já presenciei várias vezes
aonde moro com maus tratos a animais e nunca foram la si quer pelo menos ver. Vamos ajudar ele sabemos que com ele estará segura livre de caçadores.
O Ibama existe para fiscalização da fauna e flora ok.nesse caso da pequena e indefesa capivara com certeza não há maus tratos e todos sabem do carinho que o rapaz tem pelos animais ok. O que pegou mais foi ele ter exposto ela nas redes sociais, meu ponto de vista ok, eu amo os bichos demais ,demais demais
Deixe orapaz ficar com a capivara,vão deixar o animal preso em uma jaula ,em quanto estava com ele estava solta,no meio do ambira dela,
Diretoria do IBAMA seu filha da puta não tire a filo vau pega bandido de animais vcs tei medo de encarar bandido de animais agerno ele trava os animais com o filho dele vc queri dinheiro pega ladrão de verdade de animais seu filha da puta
É muito justo que a capivara fique o o rapaz.
Eu vejo isso tem tanto crime de pessoas fazendo pior com os animais
Isso não tem nada ver
Tanta coisa pior pra cuidar
Em vez fazer coisa quer não tem nada ave
Os valores estão todos invertidos,onde que se viu,que está sendo maltratada,esse sistema podre,morro de vergonha nesta geração a qual estou vivendo,homens que estão se corrompendo,esse povo aí querem aparecer de um jeito ou de outro tanta coisa séria para resolver aff!que nojo, repúdio total,deixa o rapaz em paz, vão procurar algo pra fazer bando de carniça,atrás de dinheiro (nojo)
la com o rapaz ela a capivara filo ta sendo bem tratada ela ta livre dos predadores deixem ela com o rapaz la ela ta em paz
Sim ,com certeza está bem cuidada!
Parabéns 💐
Deixa o menino em paz com a capivara….
E a capivara também vai sentir a maior falta de seu cuidador,os animais também tem sentimentos.essa separação com certeza fará muito mal a capivara também.
esta sendo muito bem tratada , nao foi tirada da natureza . Tem coisas que nem jesus cristo entenderia se estivesse aqui conosco . Qual a diferença entre uma capivara e um cavalo que sao feitos de escravos !?
O Ibama tem que olhar e a linha de trem dos carajas da vale do rio doce que mata todas as espeses de animal e não e crime ambiental todos tipos de animal morre lá na ferro via
Parabéns Agenor pela tua persistência e avitoria fpi certa 👏👏👏
É pq eles ñ têm o q fazer aí vamos prejudicar as pessoas honestas. O governo federal têm q arrumar serviço p eles, jogar eles dentro da mata p caçar capivara. Idiotas como é q vai tirar a liberdade de alguém para trancafiar
O lula esse animal vive roubando nós todos e o Ibama não faz nada , tem paciência Brasil
A judiciario brasileiro so pode ser uma instituiçao falida pois, eles so sabem prender gente do bem e soltar bandido de varias classes!
Poxa.
Que injustiça.
Até o bichinho pode morrer,sentindo falta do seu tutor.
Tem coisa piores para a justiça resolver e não separar a pessoa que esta dando carinho e amor
Vai punir quem maltratando os animais…
O Agenor está protegendo dando amor
Vocês seus ibencis vão procurar o que fazer