12/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

PGE divulga resultado final do concurso para Procurador do Estado do Amazonas

Publicado em 05 de abril, 2023

Foto: Divulgação/Arquivo PGE-AM/Suelem Carneiro

O resultado final do concurso da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) para o cargo de Procurador do Estado do Amazonas de 3ª classe foi divulgado, nesta quarta-feira (05/04). O certame, realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), contou com mais de 1.700 inscritos, que concorreram a cinco vagas, sendo quatro de livre concorrência e uma para Pessoa com Deficiência. O resultado pode ser consultado no site da banca organizadora em www.concursosfcc.com.br

“O concurso da PGE está dentro da política do Governo do Estado de possibilitar mais renovação e eficiência de atuação do serviço público. Novos servidores e servidoras trarão novos olhos e mentes à Advocacia Pública estadual. Que venham com o corpo e alma abertos a conhecer nossa realidade e os problemas de nosso povo”, afirmou o procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz.

A primeira etapa do concurso contou com a prova objetiva, realizada no dia 22 de maio de 2022. A segunda etapa, com a aplicação de duas provas escritas dissertativas, ocorreu nos dias 16 e 17 de julho. Já a terceira e inédita etapa, com a realização de prova oral com os candidatos, aconteceu entre os dias 2 e 6 de dezembro do ano passado.

“O concurso público transcorreu respeitando todas as normas constitucionais e legais vigentes, com o máximo de lisura, transparência e publicidade e o mínimo de judicialização”, declarou Renan Taketomi, procurador do Estado e secretário da Comissão de Concursos da PGE-AM.

“Diante do elevado nível do certame, temos certeza que os futuros procuradores do Estado aprovados são profissionais extremamente qualificados e que contribuirão no exercício das atividades essenciais à justiça, desenvolvidas pela PGE”, completou Taketomi.

O cargo de Procurador do Estado tem suas atribuições definidas na Lei nº 1.639, de 30 de dezembro de 1983 (Lei Orgânica da PGE), e pelas Constituições Federal e Estadual. A remuneração para os novos cargos de procurador é de R$ 24.589,99.

O último concurso público para preenchimento de vagas de procuradores do Estado do Amazonas havia ocorrido em 2016, quando foram abertas oito vagas, sendo sete para ampla concorrência e uma para PcD.

Em 2022, ano em que comemorou o seu cinquentenário, o órgão também realizou o concurso para provimento de cargos da atividade meio, o primeiro em 50 anos da PGE-AM. Foram oferecidas 44 vagas, sendo 37 para ampla concorrência e sete para PcDs.

Veja mais notícias em Concursos Públicos/Emprego

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.