16/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Projeto de lei quer incentivar a economia criativa no Amazonas

Publicado em 21 de março, 2023

Projeto de lei quer incentivar a economia criativa no Amazonas

Economia criativa é um dos setores que mais cresce no mundo. Foto: Divulgação

Para fortalecer a Economia Criativa no Amazonas, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou o Projeto de Lei nº 13/23, que dispõe sobre o incentivo à Economia Criativa no estado.

A Economia Criativa é um dos setores de maior crescimento na economia mundial, incentivando a geração de lucro, emprego, produção e circulação de bens e serviços.

“A partir do nosso PL, o Poder Executivo poderá instituir a Política Estadual de Incentivo à Economia Criativa, estabelecendo os parâmetros para auxiliar no fortalecimento da produção, individual ou coletivo; distribuição, circulação e consumo de bens e serviços oriundos dos setores cultural, intelectual, social e artístico. Fortalecer a Economia Criativa é também impulsionar a macro e a microeconomia”, destacou o deputado Cidade.

A Economia Criativa engloba os ramos da indústria relacionados a expressões culturais tradicionais, como artesanato, culturas populares e regionais, culturas indígenas, culturas afro-brasileiras, artes visuais, arte digital, artes de espetáculos, setor do audiovisual, publicidade e mídia impressa, design, artes visuais, sítios culturais e tecnológico.

A Política Estadual de lncentivo à Economia Criativa, proposta pelo parlamentar, visa ainda incentivar a diversidade cultural; sustentabilidade socioeconômica; inovação criativa; inclusão social e incentivo ao empreendedorismo.

“Nosso povo é criativo por natureza e cabe a nós, legisladores, garantir o estímulo para que possam surgir cada vez mais espaços de criatividade, alimentando a troca de experiências e potencializando as iniciativas já existentes. lncentivar a Economia Criativa é de vital importância no cenário do desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado do Amazonas. Essa economia pode ser mais uma vertente a andar em paralelo com a Zona Franca de Manaus e as demais potencialidades que precisamos fortalecer e desenvolver”, afirmou.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.