
Animais resgatados incluem 18 cães, 1 gato e 1 tracajá. Foto: Divulgação
A tragédia que atingiu o bairro Jorge Teixeira no último domingo (12) e deixou oito mortos também vitimou muitos animais domésticos. Mais de 20 animais, sendo 18 cães, 1 gato e 1 tracajá, foram resgatados após o deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas que afetam Manaus desde o início da semana. O resgate dos animais foi encabeçado pela deputada Joana Darc (União Brasil), presidente da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam). A parlamentar trabalha desde o domingo para auxiliar as famílias e animais vítimas do deslizamento de terra.
Entre os animais resgatados está o “Preto”, cachorro Sem Raça Definida (SRD), que ficou mais de sete horas sob os escombros. O resgate foi feito pela Equipe Pet da deputada, junto com o Corpo de Bombeiros do Amazonas. O cão está sob cuidados veterinários, e será devolvido aos tutores após a recuperação.
“É um cachorrinho, um macho, que ficou soterrado por cerca de sete horas. Já está comigo na clínica, vamos cuidar dele e depois devolver aos tutores. Estamos trabalhando forte para dar suporte e atendimento a todos os animais que foram afetados pelo deslizamento. Também estou mobilizando uma forte campanha para ajudar também as pessoas no local”, afirmou Joana.
Campanha para ajudar as vítimas
O deslizamento de terra afetou nove casas e foi causado pelas fortes chuvas que afetam a cidade desde o início da semana. Ao todo, segundo a Prefeitura de Manaus, o acumulado de chuva foi de quase 100 milímetros, nas últimas horas na região em que houve o soterramento.
Por conta disso, a deputada Joana Darc fez uma campanha para ajudar as famílias que perderam tudo no desmoronamento. Os interessados podem ajudar doando cestas básicas, colchões, itens de limpeza pessoal e roupas, por meio do número (92) 98145-1111, ou fazer doações de qualquer quantia via Pix para: [email protected] (Pablo Daniel Mendes de Carvalho).
“Várias famílias foram atingidas pelo deslizamento que, infelizmente, ceifou a vida de oito pessoas. Inclusive, quatro eram crianças. Não é só pelos animais que desloquei a minha equipe, mas também pelas pessoas, pelas mães que perderam seus filhos, pelos pais de família que perdeu sua casa. Então, quem puder, ajude doando o que for necessário”, disse.
Deixe um comentário