Saúde nas escolas e ações para avanço da vacinação são discutidas pela Secretaria de Educação e Ministério Público

Foto: Divulgação/Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Representantes do Ministério Público do Amazonas (MPAM) e das secretarias de educação do Estado e município participaram, nesta terça-feira (28/02), da quarta edição do programa Papo Cidadão. O encontro ocorreu no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e abordou o projeto “Juntos pela Vida: Experiências exitosas em prol da saúde nas escolas”.

O vídeo do encontro, na íntegra, está disponível na página oficial da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, no YouTube, e pode ser acessado pelo link https://bit.ly/papocidadao.

Idealizado em 2021, o programa Papo Cidadão surgiu com a premissa de promover o diálogo sobre temas importantes para a sociedade amazonense. A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ), a Romina Carmem, destacou a relevância do diálogo sobre saúde nas escolas do estado.

“Após a pandemia, nos deparamos com a diminuição da cobertura vacinal das nossas crianças e adolescentes. Estamos cientes desse cenário e decidimos nos reunir para debater alternativas. A vacinação é um tema da comunidade. Quando nos protegemos, fazemos isso pela gente e pelos outros”.

Com o objetivo de impulsionar a vacinação das crianças e adolescentes no Amazonas, o projeto “Juntos pela Vida”, iniciativa do MPAM, premia escolas que alcançam o índice de 80% ou mais de alunos vacinados contra a Covid-19 e outras vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI). Em 2022, duas escolas públicas receberam o selo do MPAM.

Rede estadual

A rede pública estadual foi representada por Bárbara Caroline, assessora de Programas e Projetos da Coordenadoria Distrital de Educação 02 (CDE 2), que apresentou as estratégias adotadas para o aumento do índice de vacinação nas escolas da coordenadoria.

“Queremos trazer a sensibilização para esse tema levando às salas de aula os agentes que proporcionam mudança de pensamento. Temos parceria com conselheiros tutelares, profissionais de saúde e buscamos sempre integrar o corpo docente e discente com esses representantes.”

Com todas as edições gravadas no Cemeam, a expectativa é que o programa Papo Cidadão se torne mensal a partir das próximas edições. A parceria entre Secretaria de Educação e Ministério Público foi parabenizada pela assessora do Centro de Mídias, Adriana Antony.

“Iniciativas como esta representam canais estreitos com a sociedade. Abordamos saúde, educação e cidadania; e, com colaboração conjunta, chegamos mais longe”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.