19/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Amazonas aparece com as menores tarifas de gás natural no País

Publicado em 13 de fevereiro, 2023

Amazonas aparece com as menores tarifas de gás natural no País

Dados do mais recente boletim de Acompanhamento de Indústria de Gás Natural, divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), indicam um feito inédito para o Amazonas. O estado é líder absoluto do ranking nacional de competitividade tarifária.

O documento indica que a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) pratica a menor tarifa de gás natural nos segmentos industrial, veicular, comercial e residencial. O levantamento do MME leva em consideração o universo de 19 concessionárias de gás natural de todas as regiões do Brasil.

A liderança no ranking nacional de competitividade tarifária tem se refletido nos números crescentes de demanda por gás natural nos segmentos indicados na pesquisa. Em 2022, a demanda do segmento industrial por gás natural foi de 173,2 mil m³/d, resultado 13% maior que o registrado em 2021. No caso do segmento veicular, a média de volume comercializado de gás natural veicular, no ano passado, atingiu 26,9 mil metros cúbicos por dia, desempenho 62% superior ao do ano anterior.

Os segmentos comercial e residencial também sobressaíram. Em relação ao comercial, a demanda cresceu 39% no comparativo com 2021, atingindo a média de 4,7 mil metros cúbicos por dia, enquanto o segmento residencial registrou aumento de 47%, com o consumo médio de 1,4 mil m³/dia.

O diretor-presidente da Companhia, René Levy Aguiar, explica que as tarifas de gás natural praticadas no Amazonas são homologadas pelo Poder Concedente (Governo do Estado), a cada reajuste ou revisão tarifária, conforme as normas vigentes, estando disponíveis no site da concessionária (https://www.cigas-am.com.br/tabela-tarifaria).

Economia

No mercado local, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), de 1º a 7 de janeiro deste ano, indicam que o uso do gás natural em indústrias pode gerar economia de até 61%; de até 33% no segmento veicular; e até 55% no segmento comercial. Nas residências, a economia pode atingir 54%.

Tags:

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.