Brasil se despede de Pelé com luto oficial e velório aberto

Brasil se despede de Pelé com luto oficial e velório aberto

Amor, amor e amor, para sempre. Assim se despediu o perfil oficial de Pelé, maior jogador de futebol de todos os tempos. Edson Arantes do Nascimento recebeu em vida o título de Rei e terá velório à altura, que começará na segunda-feira (2/1) e durará até as 10h de terça-feira (3/1), quando será enterrado.

Pelé morreu aos 82 anos, na tarde de quinta-feira (29/12). Ele ficou exatamente um mês internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. De acordo com a unidade de saúde, o Rei do Futebol morreu “às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia”.

Homenagens foram feitas em todo o mundo, por autoridades, artistas, jogadores, jornais e gente comum. O Brasil terá luto oficial de três dias.

O velório de Pelé, confirmado pelo Santos, começa às 10h da próxima segunda (2/1), na Vila Belmiro. A cerimônia será aberta ao público e seguirá até as 10h de terça (3/1). Logo após, um cortejo sairá do local e passará em frente à casa de Celeste Arantes, mãe de Pelé.

O caixão será posicionado no centro do gramado da Vila Belmiro, para que haja muito espaço a todos que quiserem prestar as últimas homenagens ao Rei do Futebol.

Os torcedores que quiserem se despedir do Rei Pelé terão de entrar pelos portões 2 e 3, com saída pelos 7 e 8. Autoridades terão acesso pelo portão 10.

O enterro

Edson Arantes do Nascimento será enterrado no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, no litoral de São Paulo. Uma escolha feita ainda em 2003. “Escolhi por sua organização, limpeza e estrutura. É um local que transmite paz espiritual e tranquilidade, onde a pessoa não se sente deprimida, sequer parece com um cemitério”, explicou Pelé, à época.

Atenção ao nome colocado no início do parágrafo anterior. Foi o próprio Pelé quem falou sobre a pessoa que seria enterrada.

“Não tenho medo algum da morte. Isso, como já falei, ainda vai demorar muito para acontecer comigo. E tem outra coisa: o Pelé não vai ser sepultado na Memorial. Ele é imortal, eterno. Quem vai ser é o Edson”, completou o ex-jogador, quando tinha 62 anos.

Pelé ficará no nono andar do memorial, em outra escolha consciente do Rei: é uma homenagem ao pai, João Ramos do Nascimento, que usava a camisa de número nove nos tempos de jogador. Mais ainda: tem uma vista privilegiada para o Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, estádio do Santos, onde Edson Arantes fez história.

“Ele era centroavante e usava a camisa nove. Por isso, escolhi o andar com este número e que dá para ver o estádio. Com certeza, ele iria aprovar a ideia”, comentou Pelé.

O cemitério vertical, localizado no bairro do Marapé, está desde 1991 no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como o mais alto do mundo.

Carreira

O Rei defendeu apenas dois clubes em toda a sua carreira no futebol: Santos e Cosmos FC. Mas o maior jogador de futebol de todos os tempos vestiu a camisa do time paulista em grande parte de sua história. Além, é claro, da Seleção Brasileira. Pelé venceu três Copas do Mundo com a camisa 10: em 1958, 1962 e 1970.

Com o Santos, o Rei conquistou inúmeros títulos, como o bi da Libertadores da América, Campeonato Paulista e Mundial Interclubes em duas oportunidades.

Ao todo, o Rei marcou 1.283 gols em sua carreira e é o maior artilheiro da história do futebol mundial.

Tags: pele
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.