
Fotos: Divulgação
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Aliança Francesa apresentam a segunda edição do Programa de Residências Artísticas Brasil-França. Serão selecionados quatro projetos de artes cênicas, associando artistas franceses e brasileiros durante um mês na França e um mês no Brasil. As inscrições ficam abertas até as 17h59 (horário de Brasília) do dia 25 de janeiro de 2023, via formulário on-line (disponível aqui).
Artistas/coletivos brasileiros selecionados receberão uma bolsa de R$ 27.500 por projeto, destinados aos gastos da residência. Para os artistas/coletivos franceses será disponibilizada uma quantia fixa de mil euros, limitada a um artista por projeto; e também o financiamento de uma passagem de avião para um artista. O programa também inclui suporte financeiro oferecido pelos parceiros franceses — Chaillot – Théâtre National de la Danse e MC:2 – Grenoble. Outras informações estão disponíveis na página do programa e na página do edital.
O programa é realizado por meio do Edital Bolsa Funarte e Aliança Francesa de Residências Artísticas em Artes Cênicas – Brasil / França 2022 e do programa Cruzamentos da Villa Tijuca Aliança Francesa, uma iniciativa do Chaillot – Théâtre National de la Danse (Paris); da MC2:Grenoble – Maison de la Culture (Grenoble); em parceria com a Funarte e com apoio do Institut français no âmbito do dispositivo La Fabrique des Résidences.
A convocatória é destinada a artistas e coletivos das áreas das artes cênicas (dança, teatro, circo, entre outras). Com o programa, a Funarte, a Aliança Francesa e seus parceiros buscam fomentar residências artísticas no Brasil e na França, com o objetivo de promover o intercâmbio e a cocriação entre artistas brasileiros e francófonos.
“A Villa Tijuca é aberta ao diálogo de culturas e busca incitar e apoiar as cocriações entre artistas francófonos e lusófonos, tanto no Brasil quanto na França. Por meio das convocatórias concebidas em parceria com instituições culturais dos dois países, este ‘ecossistema’ de iniciativas e ideias é pensado para desenvolver e valorizar a implementação de residências de pesquisa, experimentações e de criação, estando sempre acessível a todos os públicos”, destaca Quentin Richard, Coordenador cultural das Alianças Francesas no Brasil.
A primeira edição do programa ocorreu na França (em Paris e em Grenoble) e no Brasil (em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Niterói, Fortaleza e Belo Horizonte), entre julho e dezembro de 2022. Foram quatro projetos contemplados, propondo atividades abertas ao público e encontrando profissionais locais. As equipes de cada projeto estavam compostas por um(a) artista ou companhia brasileira e de um(a) artista ou companhia francesa.
Deixe um comentário