10/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governo e Instituto Albert Einstein alinham desenvolvimento de soluções tecnológicas em saúde para o Amazonas

Publicado em 07 de dezembro, 2022

Foto: Divulgação/Sedecti

Alavancar os setores de prospecção de biofármacos aplicados à saúde humana, além da telemedicina e do desenvolvimento de soluções tecnológicas em saúde off-line para levar atendimento de qualidade a cada ponto mais distante do Amazonas, foram algumas das contribuições que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), apresentou para o Instituto Albert Einstein, em reunião nesta quarta-feira (07/12).

“Propomos essa reunião para que possamos ter um alinhamento e, também, auxiliar a chegada do Instituto, que está em processo de instalação em Manaus. Nossa ideia foi apresentar os principais desafios da região e poder colaborar com o Instituto Albert Einstein”, apontou o chefe do Departamento de Extensão Tecnológica e Inovação da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) da Sedecti, Vitor Hugo Schunemann.

A reunião ocorreu na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) – órgão que coordenou o encontro -, e contou, também, com representantes das secretarias de Saúde do Amazonas (SES-AM), de Manaus (Semsa) e, também, de Ariquemes (RO) em formato virtual.

Para Schunemann, a chegada do Instituto Albert Einstein será um grande marco para o Amazonas no desenvolvimento de tecnologia e inovação: “dada a tamanha expertise que o Instituto (Albert Einstein) possui no Brasil e, já conta, inclusive, com expertise em alguns municípios daqui do Amazonas. Estamos realmente muito animados com a chegada deles aqui em Manaus”, sinalizou Vitor.

Foto: Divulgação/Sedecti

Também pela Sedecti, participaram da reunião, o chefe do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jeibi Medeiros; e do Departamento de Políticas de Inovação Industrial da Secti, Victor Hugo Ferreira Andrade.

Grandes projetos para a saúde

A gerente de Parcerias e Operações da Diretoria de Inovação do Instituto Albert Einstein, Denise Rahal, resumiu a reunião como “bastante rica e com alguns insights sobre as necessidades em grandes linhas onde podemos atuar”.

“Aqui estavam os órgãos chaves para que possamos começar a trazer esse projeto do Instituto Einstein para a região. A previsão é de que o Instituto comece a operar em março de 2023, com quatro grandes projetos para o Amazonas”, revelou Rahal.

Segundo Denise, os quatro grandes projetos que devem ser desenvolvidos no Amazonas e região, envolvem: “Questões das doenças tropicais voltadas para a leishmaniose; questões que foram elencadas pela Suframa sobre a mortalidade materna; questões específicas sobre prontuário eletrônico (também mencionada na Suframa); e o quarto grande projeto ainda é confidencial, por se tratar de algo futuro e mais amplo”, explicou a gerente.

Diante dos desafios impostos pela região de características continentais que é o Estado do Amazonas, a representante do Instituto Albert Einstein disse não se assustar.

“A gente entende que existem algumas particularidades que não temos em São Paulo, mas não temos medo de conhecer e de criar essa solução para resolver”, afirmou Denise Rahal.

Além do contrato de cooperação já firmado com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Instituto Albert Einstein, segundo informou a gerente de Parcerias e Operações, tem intenção de firmar acordos com alguns hospitais de Manaus.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.