Conheça Canavial, local da última urna que falta apurar, com 325 eleitores. Veja o que pode mudar

Conheça Canavial

Conheça Canavial, na foto com o barco da Secretaria Municipal de Saúde, em Coari, uma das comunidades rurais de Coari e última a apurar no 1º Turno

A última urna que falta apurar é da Zona Eleitoral 008, seção 116, Município de Coari, comunidade do Canavial. São 325 eleitores. Ela é a razão de o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda registrar 99,99% da apuração no Amazonas. Também não disponibiliza a lista oficial dos eleitos.

O motivo da demora é que Canavial ficou sem energia, no domingo (02/10), e o presidente da seção eleitoral não autorizou a troca da bateria. O resultado é que a urna teve votação manual.

A previsão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) é que a apuração da urna esteja computada até o fim da tarde desta segunda (03/10). A apuração terá que ser feita na sede municipal. Os mais otimistas previam que, com a unificação do horário de votação, o resultado sairia em até uma hora, em todo o Brasil. Não contavam com as peculiaridades do Amazonas.

 

Rio Piorini

A comunidade do Canavial fica localizada no rio Piorini, afluente do Solimões. “É muito distante da sede municipal de Coari. Dá umas oito horas em lancha rápida, navegando a cerca de 30 milhas. Depois, nas proximidades, precisa entrar em igarapés estreitos e só entra canoa, barco pequeno”, disse uma fonte do portal.

Para piorar, o rio está seco e o acesso fica ainda mais difícil.

 

Importância

Há duas disputas eleitorais que envolvem Coari e a comunidade, conforme o Portal do Marcos Santos publicou.

A primeira é no Republicanos, onde Dra. Mayara e Márcia Macena estão separadas por apenas 1.763 votos (29.932 a 28.169).

A segunda é no PSC, onde a diferença do até agora eleito, Coronel PM Dan Câmara, é de 12 votos para o concorrente, Jucimar de Oliveira Veloso, o Papi, ex-prefeito de Tefé (21.769 a 21.757).

Mayara e Dan levam vantagem.

O maior líder da comunidade é o pai da deputada, até agora reeleita, o ex-prefeito Adail Pinheiro.

A segunda maior liderança é a Assembleia de Deus, que tem um templo grande no local, dirigida pelo irmão de Dan e Silas Câmara, o pastor Jônathas Câmara.

Outro fator contra as esperanças de Márcia Macena é que a campanha dela, baseada principalmente no Município onde o marido é prefeito, Careiro Castanho, não chegou ao local. E, apesar de Coari fazer divisa com Tefé, reduto eleitoral de Papi, Canavial fica geograficamente no sentido oposto ao Município.

Mayara e Dan, que só dependem desta urna para serem confirmados deputados estaduais, já podem dormir tranquilos.

Conheça Canavial

Print do site do TSE: 99,99% dos votos apurados no Amazonas, faltando apenas Canavial

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.