
Conheça Canavial, na foto com o barco da Secretaria Municipal de Saúde, em Coari, uma das comunidades rurais de Coari e última a apurar no 1º Turno
A última urna que falta apurar é da Zona Eleitoral 008, seção 116, Município de Coari, comunidade do Canavial. São 325 eleitores. Ela é a razão de o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda registrar 99,99% da apuração no Amazonas. Também não disponibiliza a lista oficial dos eleitos.
O motivo da demora é que Canavial ficou sem energia, no domingo (02/10), e o presidente da seção eleitoral não autorizou a troca da bateria. O resultado é que a urna teve votação manual.
A previsão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) é que a apuração da urna esteja computada até o fim da tarde desta segunda (03/10). A apuração terá que ser feita na sede municipal. Os mais otimistas previam que, com a unificação do horário de votação, o resultado sairia em até uma hora, em todo o Brasil. Não contavam com as peculiaridades do Amazonas.
Rio Piorini
A comunidade do Canavial fica localizada no rio Piorini, afluente do Solimões. “É muito distante da sede municipal de Coari. Dá umas oito horas em lancha rápida, navegando a cerca de 30 milhas. Depois, nas proximidades, precisa entrar em igarapés estreitos e só entra canoa, barco pequeno”, disse uma fonte do portal.
Para piorar, o rio está seco e o acesso fica ainda mais difícil.
Importância
Há duas disputas eleitorais que envolvem Coari e a comunidade, conforme o Portal do Marcos Santos publicou.
A primeira é no Republicanos, onde Dra. Mayara e Márcia Macena estão separadas por apenas 1.763 votos (29.932 a 28.169).
A segunda é no PSC, onde a diferença do até agora eleito, Coronel PM Dan Câmara, é de 12 votos para o concorrente, Jucimar de Oliveira Veloso, o Papi, ex-prefeito de Tefé (21.769 a 21.757).
Mayara e Dan levam vantagem.
O maior líder da comunidade é o pai da deputada, até agora reeleita, o ex-prefeito Adail Pinheiro.
A segunda maior liderança é a Assembleia de Deus, que tem um templo grande no local, dirigida pelo irmão de Dan e Silas Câmara, o pastor Jônathas Câmara.
Outro fator contra as esperanças de Márcia Macena é que a campanha dela, baseada principalmente no Município onde o marido é prefeito, Careiro Castanho, não chegou ao local. E, apesar de Coari fazer divisa com Tefé, reduto eleitoral de Papi, Canavial fica geograficamente no sentido oposto ao Município.
Mayara e Dan, que só dependem desta urna para serem confirmados deputados estaduais, já podem dormir tranquilos.

Print do site do TSE: 99,99% dos votos apurados no Amazonas, faltando apenas Canavial
Deixe um comentário