Confira a lista dos oito deputados federais eleitos pelo Amazonas. Há surpresas

Lista dos oito deputados

Lista dos oito deputados eleitos e que integrarão a bancada federal do Amazonas, de 2023 a 2026

Os oito deputados federais eleitos pelo Amazonas estão definidos. Amom Mandel (Cidadania), Capitão Alberto Neto (PL), Saullo Viana (União), Fausto Jr. (União), Silas Câmara (Republicanos), Adail Filho (Republicanos), Sidney Leite (PSD) e Átila Lins (PSD) são os eleitos.

Há surpresas. Com 86.447 mil votos, o atual deputado federal Zé Ricardo, 7º mais votado do pleito, não conseguiu a reeleição. Outro que está fora é Marcelo Ramos. Ele foi o terceiro mais votado do Partido Social Democrático (PSD), superado por Sidney Leite e Átila Lins, que ocuparam as duas vagas alcançadas. Marcelo teve o mandato mais destacado na legislatura, tendo sido vice-presidente da Câmara Federal.

O recorde estadual histórico alcançado por Amom Mandel, o mais jovem deputado federal do Amazonas, com perto de 300 mil votos, contra os 250 mil anteriores de Arthur Bisneto, foi um dos destaques do pleito. O outro foi o deputado federal Sidney Leite, candidato à reeleição, dono de mandato apagado e mesmo assim primeiro colocado do PSD, à frente de Átila Lins e Marcelo Ramos.

Fausto Jr., que não aparecia em nenhuma lista de favoritos, conseguiu o segundo lugar do União Brasil e ficou com uma das oito vagas, com pouco mais de 80 mil votos. Saullo Viana (118.043), também deputado estadual, se elegeu como o terceiro mais votado do pleito.

Pauderney Avelino, ex-deputado federal e ex-secretário municipal de Educação, presidente do União Brasil, obteve 49.522 votos e não se elegeu.

 

Não reeleitos

Zé Ricardo (PT) apenas encabeça a lista de atuais deputados federais que não se reelegeram, numa legislatura apagada do Amazonas.

Só quatro se reelegeram, Alberto Neto, Silas Câmara, Sidney Leite e Átila Lins. O “balatal” tem 50% da bancada: Zé Ricardo, Marcelo Ramos, Bosco Saraiva (que concorreu a deputado estadual) e Delegado Pablo.

A ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), que também concorria à Câmara Federal, obteve apenas cerca de 35 mil votos.

 

Silas e Adailzinho

O deputado federal Silas Câmara se saiu bem, na disputa com o ex-aliado e adversário do pleito Adail Filho. Ele ficou à frente de Adailzinho, como é conhecido, e em quarto lugar do pleito, com perto de 115 mil votos, contra 81.120 do representante do clã dos Adail, em Coari. Os dois estão eleitos.

O Avante não conseguiu alcançar nenhuma das vagas. O atual presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis, levou um “capote” de Amom Mandel, ficando em pouco mais de 60 mil votos.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nson disse:

    Senadorinha chupa ovos do larápio TOMOU na tarraqueta. Essa turma que alisa esse esses abutres vão se afundando aos poucos e perdendo seus cargos políticos e com fé um dia veremos o fim desses partidos terrorista de esqierdalhas