A vantagem de Wilson sobre Braga e a luta de boxe Bolsonaro x Lula

A vantagem

A vantagem de Wilson (direita) sobre Braga é de mais que o dobro: 42,74% a 20,95%

Os números que emergem do 1º Turno da eleição 2022 tiram muitas das dúvidas que pairavam no ar.

No plano nacional, a diferença entre Lula e Bolsonaro é pequena, petista à frente. Os dois candidatos estão como dois pugilistas, no meio de uma luta de boxe: qualquer um pode acertar o queixo do outro, a qualquer momento.

Ficou claro que Lula vence no Nordeste e Bolsonaro no Sul-Sudeste. São Paulo foi uma surpresa. Rodrigo Garcia, atual governador, sucessor de João Doria, está fora do 2º Turno. Ele põe fim a uma liderança de décadas do PSDB. Tarcísio de Freitas, ex-ministro da Infraestrutura, que jamais liderou qualquer pesquisa de intenção de votos, sai à frente, com 42,32%. E Bolsonaro bate Lula por 47,71% a 40,89% dos votos dos paulistas.

 

Amazonas

Na disputa pelo Governo do Amazonas, o governador Wilson Lima abriu grande vantagem para o segundo colocado, Eduardo Braga, na disputa do 2º Turno.

O ex-governador Amazonino Mendes até que foi muito longe, na tentativa de se manter competindo. Todos sabem que ele tem saúde frágil e praticamente não participou da campanha. Seria um fenômeno, verdadeiro Highlander, se conseguisse vencer Eduardo Braga.

Houve muita emoção na briga pela única vaga amazonense no Senado. Coronel Menezes disparou na frente, quase dez pontos, mas foi ultrapassado no final por Omar Aziz. Menezes venceu na capital e Omar voou no interior. Fica o registro do fraco desempenho do ex-prefeito Arthur Virgílio, terceiro colocado, com 9,54% dos votos.

É digno de registro o recorde estadual de votos do mais jovem deputado federal eleito pelo Amazonas, Amom Mandel. Ele superou com folga, aos 21 anos, os 250 mil votos obtidos por Arthur Bisneto, em 2014, com seus mais de 288 mil votos.

O presidente da Assembleia, Roberto Cidade, dono da maior votação para o Legislativo estadual, se consolida como liderança política. E vamos ter miss no parlamento, com a eleição da ex-Miss Brasil Mayra Dias, esposa do prefeito de Parintins, Bi Garcia.

Que os eleitos deem o melhor de si e ajudem no desenvolvimento do Amazonas. Vamos ao 2º Turno. E boa sorte a todos.

Veja este editorial em vídeo:

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *