06/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Plenário do TSE referenda apoio de mais tropas federais para atuarem em Manaus

Publicado em 30 de setembro, 2022

Plenário do TSE referenda apoio de mais tropas federais para atuarem em Manaus

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referendou as decisões do presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, autorizando a requisição de apoio da Força Federal em mais localidades no estado do Amazonas, especialmente a capital Manaus. No total, 575 localidades de 11 Estados do país contarão com a atuação das tropas durante o primeiro turno das Eleições 2022, que acontece neste domingo (2).

Com o acréscimo das localidades deferidas hoje (29) pedindo reforço na segurança, o Tribunal Regional Eleitoral de Amazonas (TRE-AM) solicitou apoio para um total de 38 localidades e 35 zonas eleitorais, em especial na última sessão as de número 31ª, 37ª, 58ª, 62ª, 63ª, 65ª e 68ª.

No dia 20 de setembro, o Plenário do TSE já havia aprovado o suporte para 568 localidades de 11 estados, além do apoio logístico para 119 localidades em todo o país.

Previsão legal

A possibilidade de requisição do auxílio das Forças Federais pelo TSE está prevista na legislação desde 1965. O artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) estabelece que cabe privativamente ao TSE “requisitar Força Federal necessária ao cumprimento da lei, de suas próprias decisões ou das decisões dos tribunais regionais que o solicitarem, e para garantir a votação e a apuração”.

De acordo com a regra prevista na Resolução TSE nº 21.843/2004, o TSE pode requisitar o apoio para garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração dos resultados. Para tanto, os TREs devem encaminhar o pedido indicando as localidades e os motivos que justifiquem a necessidade de reforço na segurança, com a anuência da Secretaria de Segurança dos respectivos estados.

Os pedidos aprovados pelo TSE são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e pela execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.

Confira a íntegra das localidades que receberão apoio das Forças Federais.

Acesse a íntegra das localidades que contarão com apoio logístico. Processos relacionados: PA 0601054-63.2022.6.04.0000 e PA 0602228-10.2022.6.04.0000

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.