‘Ameba comedora de cérebro’ pode ser causa de morte de criança após banho em rio

Foto: Reprodução

Uma criança morreu esta semana nos EUA com suspeita de ter contraído meningoencefalite amebiana primária ou PAM, na sigla em inglês. A doença é causada por um parasita conhecido como “ameba comedora de cérebro”.

A criança morreu nesta semana no condado de Douglas, que abrange Omaha e comunidades a oeste da cidade, disse o departamento de saúde do condado, em comunicado enviado à imprensa.

A criança foi nadar no rio Elkhorn, no dia 8, e desenvolveu sintomas cerca de cinco dias depois e foi hospitalizada 48 horas após o início dos sintomas. “A morte ocorreu 10 dias depois que a criança havia nadado no rio”, declarou à NBC Kari Neemann, consultora médica do condado de Douglas.

Com o nome científico de Naegleria fowleri, o parasita pode causar dores de cabeça, náuseas, vômitos e torcicolo; além de inchaço no cérebro, o que pode provocar a morte.

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA está realizando testes para confirmar a causa da infecção.

Se confirmado, este será o primeiro registro de morte causada por Naegleria fowleri na história de Nebraska, disse o Departamento de Saúde e Serviços Humanos do estado.

A ameba é um organismo unicelular e vive em água doce e morna, como lagos, córregos e fontes termais, mas pode ser encontrada também no solo.

As pessoas podem ser infectadas se uma porção de água contaminada entrar pelo nariz. Os sintomas incluem dores de cabeça, náuseas, vômitos e torcicolo. A infecção destrói o tecido cerebral, causando inchaço e morte do cérebro.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *