24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Estado inaugura 16ª unidade do Prato Cheio em Manaus

Publicado em 09 de agosto, 2022

Estado inaugura 16ª unidade do Prato Cheio em Manaus

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), inaugurou, nesta terça-feira (09/08), uma nova unidade do programa Prato Cheio, totalizando 36 restaurantes e cozinhas populares em todo o estado, sendo 16 somente na capital. Localizado na avenida Autaz Mirim, bairro Braga Mendes, zona leste da capital, o novo restaurante popular servirá, de segunda a sexta-feira, 400 refeições diárias pelo valor simbólico de R$ 1 real.

Segundo a secretária adjunta de assistência social, Laudenise Oliveira, o programa busca, sobretudo, garantir segurança alimentar para as famílias.

“A gente sabe o quanto a pandemia e a enchente levaram a nossa população para uma situação de dificuldade. Por isso, quem antes não conseguia dinheiro para se alimentar, hoje consegue alimentar seu filho com apenas R$ 1. Esse projeto não traz só o alimento, ele vem acompanhado de orientações de segurança alimentar, de como reaproveitar aquele alimento”.

De janeiro a julho deste ano, o programa Prato Cheio serviu mais de 1,1 milhão de refeições, levando riqueza nutricional para pessoas em situação de extrema pobreza, pobreza e baixa renda, além de desempregados, pessoas em situação de rua e pessoas com deficiência.

Comunidade

Para José Ferreira, 60, a inauguração do restaurante chegou no momento certo para toda a comunidade. Junto com a esposa, o aposentado afirma que utilizará, sempre que possível, o espaço para garantir a refeição do dia.

“Milhares de pessoas estão passando por momentos difíceis, e esse lugar é uma ajuda muito grande que estão dando para a população. Nós precisávamos disso há muito tempo, esse olhar para o povo da zona leste”.

Maria Neulizene, 36, também aproveitou o espaço para garantir o almoço das três filhas: “Está sendo maravilhoso, isso aqui foi uma bênção que o Governo do Estado proporcionou para nós, principalmente para quem está desempregado, que não tem condições”, comemorou a dona de casa.

O programa é dividido em dois serviços distintos: nos restaurantes populares, o almoço é vendido a R$ 1 real, de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h. Nas cozinhas populares, a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro de alimento, de segunda a sábado, também das 11h às 13h. Os cardápios são preparados por nutricionistas e variam de acordo com o dia da semana.

Tags:

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.