Baleia beluga recusa comida após se perder no rio Sena, na França

Baleia beluga recusa comida após se perder no rio Sena, na França

A baleia beluga que se perdeu e foi avistada nesta semana no rio Sena, na França, recusou a comida oferecida pela equipe de resgate e pareceu mais magra, disse neste sábado (6) uma autoridade local.

Os especialistas que trabalham na operação afirmam não saber se o mamífero de 4 metros não está comendo porque está com falta de energia ou porque está doente. Eles tentaram alimentá-lo com trutas vivas.

O animal, que está distante das águas frias do Ártico, está nadando lentamente entre duas eclusas a cerca de 80 km de Paris. Os veterinários devem fazer uma avaliação da saúde da beluga antes de tomarem uma decisão sobre como intervir. Inicialmente, eles tentarão injetar vitaminas.

“Não parecia muito interessado [na comida]”, disse Isabelle Dorliat-Pouzet, oficial do departamento de Eure, a jornalistas.

Oceano

Isabelle declarou que ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre como devolver o animal ao oceano. Uma opção era tentar levá-la de volta ao mar aberto. Outra era removê-la do rio e transportá-la, mas a especialista disse que não é possível saber se a baleia tem força o suficiente para uma operação tão perigosa.

“Poucas pessoas pensam que ela retornará 160 km ao mar por conta própria”, acrescentou a oficial.

A beluga toda branca normalmente vive nos oceanos ártico e subártico, embora às vezes se aventure em águas mais ao sul e possa sobreviver por um curto período em água doce.

Ela se afastou de seu habitat, nadando 160 km acima do Sena, passando pelo porto de Rouen e em direção à capital francesa. Marcas estavam começaram a aparecer em sua pele, o que é considerado como possível sinal de deterioração da saúde.

Em maio, uma orca doente separada de seu grupo morreu de causas naturais no Sena depois que as tentativas de guiá-la de volta ao mar falharam. Um mês depois, outra baleia, que se acredita ser uma Minke, foi vista no local.

Em setembro de 2018, uma baleia beluga foi vista no rio Tâmisa por alguns dias.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *