2 mil PMs e Bombeiros são beneficiados com gratificação por especialização, mestrado e doutorado

2 mil PMs e Bombeiros são beneficiados com gratificação por especialização, mestrado e doutorado

“Com certeza a nossa maior conquista em 2022”. É assim que o cabo Warlisson Gomes, do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), define a Gratificação de Cursos que passou a ser concedida aos militares com especialização no Amazonas, desde dezembro do ano passado. Com a nova lista de beneficiados, em agosto, chegou a 2 mil o número de Bombeiros e Policiais Militares que estão a bonificação.

Criada pelo governador Wilson Lima, a Lei de Cursos é uma gratificação que propicia um aumento salarial objetivo na carreira do servidor que tenha realizado algum curso – pós-graduação (25%), mestrado (30%) ou doutorado (35%) – em áreas de interesse da Segurança Pública.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Marcos Vinícius Almeida, a que medida integra o programa Amazonas Mais Seguro e é um pleito antigo dos policiais militares.

“[Com essa gratificação] todos ganham, ganha a sociedade porque vai ter um policial militar muito mais qualificado, com especialização, com cursos acadêmicos nessa área, ganha o policial porque tem a possibilidade de melhorar o seu salário, e ganha a família do policial porque, tendo um melhor salário para trazer comida para dentro de casa, você tem uma qualidade de vida melhor, e assim ganham todos”, destacou.

Na Polícia Militar, até julho deste ano, 1.858 profissionais iniciaram o processo para receber a Gratificação de Cursos, sendo 1.223 praças e 635 oficiais. Estima-se que em agosto deste ano, o número ultrapasse 2 mil militares.


O terceiro sargento Paulo Sérgio Torezani completa 14 anos na Polícia Militar, este ano, e é formado em Engenharia Civil. Ele disse que iniciou a especialização após ficar sabendo da possibilidade de implantação da Lei de Cursos, no atual governo.

“O governador deu a palavra dele, falou que ia pagar e eu comecei a estudar. Me formei, fiz quatro meses de pós-graduação, dei entrada e hoje já recebo, graças a Deus. Aí deu uma força na renda, deu para galgar outras coisas, correr atrás de outras coisas também, só tenho a agradecer”, relatou.

Para o sargento, a gratificação é um incentivo ao policial e uma oportunidade de melhora do serviço público prestado pela corporação.

“Depois que o governo aprovou essa Gratificação de Cursos, o policial vai querer procurar mais, eu mesmo vou querer fazer um mestrado, um doutorado, não pela renda, mas pelo conhecimento, e ajuda financeira também, casam os dois lados”, disse.

Maior conquista

Soldado do Corpo de Bombeiros desde 2013, o cabo Warlisson Gomes viu na Gratificação de Cursos uma oportunidade de unir o útil ao agradável. Com a esperança de receber o benefício, o militar que é formado em administração finalizou dois cursos de pós-graduação.

“Neste governo, eu vi que foi possível na Polícia Civil – a Gratificação de Cursos – e logo acreditei que pudesse ser realidade aos policiais e bombeiros militares. E prontamente eu fiz – ano passado, 2021 – fiz o curso de Defesa Civil, e me incentivei e concluí esse ano o [curso] de Segurança Pública”, contou o cabo.

Com dois filhos e uma carreira promissora na tropa, ele afirma que a Lei de Cursos foi, acima de tudo, um ganho pessoal e profissional. “Com certeza essa foi a nossa maior conquista em 2022 e em toda a nossa carreira militar”, completou.

No CBMAM, a Gratificação de Cursos já é uma realidade para 75 bombeiros militares. Em agosto deste ano, mais 55 profissionais especializados devem começar a receber o benefício.

“É importante salientar que mais da metade do nosso efetivo já deu entrada, ou seja, pessoas que já possuem pós-graduação em nível de especialização, mestrado ou doutorado, já deram entrada. Desse total, mais de 30% já está, efetivamente, recebendo em seu contracheque a Gratificação de Cursos, e isso é um benefício que certamente impacta em diversos aspectos”, explicou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilson Muniz.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *