Saúde publica alerta de monitoramento sobre primeiro medicamento para tratamento de doença genética rara

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde publicou, nessa segunda-feira (1º), o alerta de Monitoramento do Horizonte Tecnológico (MHT) sobre o odevixibat, medicamento para colestase intra-hepática familiar progressiva. A doença genética rara ainda não tem tratamento medicamentoso específico. Esse processo faz parte da avaliação de novas tecnologias para incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS), para identificar possíveis novos medicamentos ou tratamentos disponíveis.

Essa é a primeira tecnologia para o tratamento da doença rara, registrada em 2021 na Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos. No Brasil, o odevixibat ainda não possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O documento foi elaborado pelo Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (NATS-HCFMRP/USP).

Acesse aqui.

A colestase intra-hepática familiar progressiva compõe um grupo de doenças genéticas raras. Tem início na infância e mortalidade precoce quando se apresenta na forma grave. A doença interfere drasticamente no crescimento, desenvolvimento e na qualidade de vida desses pacientes e de seus familiares.

Monitoramento do Horizonte Tecnológico (MHT)

O MHT é uma etapa específica no processo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), que tem como objetivo identificar tecnologias novas e emergentes e prever os impactos que essas possam causar no sistema de saúde. Nesse sentido, o MHT pode auxiliar o processo de incorporação, no que diz respeito à antecipação das demandas e a identificação de tecnologias que tenham custo financeiro viável para o SUS, mas também impacto favorável na prática clínica, na organização dos serviços e nos aspectos sociais e éticos associados à sua utilização.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *